logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 2 min

Felgueiras: Francisca Martins conquista ouro nos 400 metros livres nos Jogos Mundiais Universitários

A nadadora Francisca Martins sagrou-se esta quarta-feira, 23 de julho, campeã mundial universitária dos 400 metros livres, em Berlim, Alemanha, numa jornada histórica para o desporto nacional e para Felgueiras, de onde é natural.

Redação

A representar o FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, Francisca Martins brilhou na final ao vencer com o tempo de 4.07,50 minutos, batendo por escassos seis centésimos a norte-americana Cavan Viola Gormsen (4.07,56), e estabelecendo um novo recorde nacional da distância. O anterior máximo (4.08,58) já lhe pertencia, desde 21 de maio, alcançado em Barcelona.

Com esta conquista, Francisca reforça a sua posição como uma das maiores promessas da natação portuguesa. A atleta já tinha alcançado a medalha de prata nos 800 metros livres, no passado sábado, com uma marca pessoal de 8.30,76 minutos.

A participação nos Jogos Mundiais Universitários tem sido marcada por prestações de excelência. Nos 200 metros livres, embora tenha ficado fora do pódio, Francisca voltou a superar o recorde nacional em duas ocasiões: primeiro nas eliminatórias (1.58,49), e depois na final, onde terminou em quarto lugar com 1.57,85 – apenas 27 centésimos do bronze.

No mesmo dia, Ana Fomina também competiu nos 400 metros livres, terminando em 14.º nas eliminatórias, com o tempo de 4.19,18. Já Ricardo Santos alcançou o sétimo lugar na final dos 200 metros costas, com 1.59,25 minutos.

Com os resultados alcançados por Francisca Martins e pela atleta Agate Sousa (ouro no salto em comprimento), Portugal soma agora três medalhas nesta edição dos Jogos Mundiais Universitários, que decorrem em Berlim.

Francisca Martins integra ainda a comitiva que estará presente no Campeonato do Mundo de Natação, em Singapura, onde deverá voltar a ser uma das principais esperanças portuguesas. O seu desempenho em Berlim confirma o excelente momento de forma e a maturidade competitiva da nadadora felgueirense, que continua a elevar o nome do país – e da sua terra natal – além-fronteiras.