Tudo começou “na véspera do primeiro trail. O Hugo foi connosco e disse que tínhamos potencial para formar uma equipa”, recorda o atleta natural da freguesia. Foi assim que Daniel inscreveu um “grupinho jeitoso” na primeira edição e, desde então, têm participado sempre. Um grupo de “meia dúzia de atletas que foi crescendo” e que, para a prova deste ano, já ultrapassa os 50 atletas.
“A maioria dos membros deste grupo acaba por participar mais neste trail local do que em qualquer outra prova, por ser perto e pelos trilhos, que são magníficos, até ao abastecimento, à organização e à simpatia do staff. A maior parte dos percursos tem uma vista privilegiada para o rio Douro. Já houve uma ou duas edições em que passamos mesmo a escassos cinco metros do rio”, acrescenta o atleta.
Daniel Vieira sublinha que a beleza do percurso vem acompanhada de um desafio técnico: “Se descemos até ao rio, depois temos de subir. Com
calma, os menos preparados conseguem completar, e os mais fortes fazem-no com bastante à-vontade”, diz o corredor.
Apesar de não conseguir dar uma opinião imparcial, Daniel afirma: “Já participei em provas por todo o país e posso dizer que este trail é dos mais bonitos e bem organizados que já tive oportunidade de fazer.” Natural da região, o atleta reconhece esta prova como “um motivo de orgulho para a freguesia”.