“Ou acompanhamos a tendência e evoluímos, ou ficamos de fora e deixamos de conseguir competir com o mundo”, afirmou Nelson Oliveira, destacando que esta não é uma proposta para o futuro, mas uma realidade em construção, já com contactos em curso com empresas, universidades, centros tecnológicos, startups e grandes players do setor.
De acordo com a nota divulgada, o programa tem como objetivo reforçar a competitividade das empresas locais através de soluções de IA aplicadas a setores estratégicos como a confeção, têxtil, calçado, metalomecânica e energia.
Entre as vantagens apontadas estão a redução de desperdícios e aumento da qualidade final dos produtos, previsão de procura e otimização de inventários, gestão inteligente de recursos e automatização de processos, maior proximidade ao consumidor através de assistentes virtuais e análise de preferências, resposta à falta de mão de obra em determinados setores e melhoria das competências e salários dos trabalhadores, devidamente capacitados para as novas ferramentas de trabalho.
Nelson Oliveira sublinhou ainda a vertente social da iniciativa, com um mecanismo de apoio à formação e requalificação de trabalhadores, assegurando que “a transição digital se traduz em mais produtividade e melhores oportunidades para todos”.
“Queremos ser parceiros da inovação e da competitividade das nossas empresas. O futuro já chegou e Lousada não pode ficar para trás. Vamos estar na vanguarda da revolução tecnológica”, concluiu o candidato.