logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Do Marco de Canaveses para o Mundial: irmãos Gonçalves convocados para a seleção nacional de Trail

Hugo e Bruno Gonçalves representarão Portugal no Campeonato do Mundo de Corrida de Montanha e Trail, em setembro, nos Pirenéus. A seleção contará ainda com a também marcoense Paula Soares.

Os irmãos Hugo e Bruno Gonçalves, naturais do concelho de Marco de Canaveses, foram convocados para integrar a seleção nacional de Trail Running, que participará no Campeonato do Mundo de Corrida de Montanha e Trail, a decorrer entre 25 e 28 de setembro, em Canfranc, nos Pirenéus Aragoneses, em Espanha.

A dupla familiar parte assim com as cores nacionais para uma das mais exigentes competições da modalidade, naquela que é uma chamada com sabor especial. 

Hugo Gonçalves, que representa atualmente a equipa Furfor Running Project, mostra-se entusiasmado com o regresso à seleção: “Fiquei muito feliz com esta nova chamada. Para atletas amadores é sempre o culminar do prémio de muito trabalho”.

Sobre a preparação para o Mundial, Hugo reconhece que o foco agora será total: “Faltam cerca de dez semanas e, claro, este tempo vou ter de me aplicar ao máximo para conseguir obter o melhor desempenho possível”

Apesar de ainda não ter metas definidas, admite que o objetivo será “tentar obter o melhor resultado possível”, mesmo enfrentando “atletas profissionais de outros países, que estão muito à frente no trail running”.

O momento ganha ainda mais significado por ser partilhado com o irmão, Bruno Gonçalves, que em março se sagrou campeão nacional de Ultra Trail Endurance, sucedendo precisamente a Hugo, vencedor do título nos quatro anos anteriores. 

Bruno compete pela equipa Runners do Demo e sublinha o valor simbólico desta convocatória: “É um motivo de orgulho. É fruto de muito trabalho e culminou com a chamada à seleção. Estou muito satisfeito”.

O campeão nacional assume que a conquista em março foi decisiva: “Era um dos critérios fundamentais para ser selecionado. Felizmente correu tudo pelo melhor e consegui entrar na seleção”

Em relação ao Mundial, Bruno prefere manter a expectativa moderada: “Ficaria muito satisfeito se conseguisse um top 20 ou 30, mas tem que se ver depois todos os atletas presentes, para definir um objetivo que seja alcançável”.

Apesar de competirem por equipas diferentes, os irmãos admitem que irão treinar juntos sempre que possível. “A preparação é mais pessoal, mas acredito que haverá treinos e etapas que faremos em conjunto”, afirma Hugo. 

Bruno concorda: “Provavelmente, quando a nível profissional e de treino as coisas coincidirem, iremos treinar juntos”.

A chamada de ambos foi também motivo de alegria no seio familiar. “As famílias e os amigos ficam sempre muito contentes, porque sabem exatamente o que nós abdicámos e o que trabalhámos para chegar a este nível”, destaca Hugo. 

Bruno reforça: “É motivo de orgulho. Acreditam no nosso valor e apoiam-nos em tudo o que podem”.

A seleção nacional contará ainda com mais um nome do concelho do Marco de Canaveses. Paula Soares também foi convocada para representar Portugal no Campeonato do Mundo, reforçando a forte presença marcoense na elite do trail running português.