logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 3 min

Marco: Requalificação do Adro da Igreja de São Martinho de Ariz avança com investimento superior a 200 mil euros

No passado domingo, 6 de abril, foi lançada a primeira pedra da requalificação do adro da Igreja de São Martinho de Ariz, na freguesia de Bem Viver, concelho do Marco de Canaveses.

Redação

A obra resulta da colaboração entre paróquia, diocese, Junta de Freguesia de Bem Viver e Câmara Municipal do Marco de Canaveses, com um investimento total de 247.093,45 euros.

Trata-se de um projeto esperado há 20 anos, depois de uma “promessa que nunca foi cumprida até agora”, em contrapartida pelo terreno cedido pela Paróquia e Diocese para o alargamento do cemitério local.

A presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, aquando da inauguração das obras de requalificação da zona envolvente à capela mortuária, no primeiro mandato, reafirmou o compromisso de requalificação do adro com o Pároco Carlos Rosa. “Após o reatamento deste compromisso, ficou estabelecido que a Paróquia deveria refazer o projeto inicial e apresentar uma candidatura para financiamento da obra. Em fevereiro deste ano, a Fábrica da Igreja apresentou essa candidatura, tendo sido aprovada na última reunião de câmara, culminando na assinatura do protocolo e no início da obra”, pode ler-se no comunicado.

A obra de requalificação do Adro da Igreja de São Martinho de Ariz inclui uma reorganização completa do espaço, com a criação de um estacionamento organizado, integrando todos os edifícios existentes, nomeadamente a igreja matriz, o cemitério, a capela mortuária, a residência paroquial e o novo centro religioso. 

“Com este investimento, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses continua a demonstrar o seu compromisso com a população local, garantindo também a concretização de compromissos que melhoram a vida da comunidade”, acrescenta o município.

O presidente da Junta de Freguesia de Bem Viver, numa nota partilhada nas redes sociais, destaca um momento de “grande significado para a Paróquia de São Martinho de Ariz e para toda a freguesia de Bem Viver”.

Ricardo Soares esclarece que a obra, iniciada esta segunda-feira, 7 de abril, vai “reorganizar o espaço, melhorar os acessos, aumentar a capacidade de estacionamento e integrar de forma harmoniosa os vários equipamentos já existentes, a igreja, o novo centro, a casa paroquial, o cemitério e a capela mortuária”.

A terminar a publicação, o autarca local afirma que a requalificação é “mais um exemplo de como, com trabalho, persistência e respeito pela palavra dada, conseguimos honrar a história e construir um futuro melhor”, finaliza.