O São Lourenço do Douro anunciou, este sábado, 5 de julho, a continuidade de Pedro Magalhães como treinador principal da equipa sénior para a temporada 2025/2026.
A decisão, comunicada nas redes sociais do clube, traduz a confiança renovada num projeto que ganhou nova vida desde a chegada do técnico, em fevereiro.
“Após uma temporada de muitos desafios superados e muita dedicação, acreditamos que o voto de confiança no trabalho é fundamental para alcançarmos novos patamares”, lê-se na nota oficial, onde se destaca o profissionalismo da equipa técnica e o seu impacto no desempenho dos atletas.
Pedro Magalhães chegou ao clube do concelho do Marco de Canaveses em fevereiro passado, para suceder a David Barbosa, num momento delicado da época. Apesar do contexto exigente, conseguiu assegurar a permanência na Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), feito alcançado apenas na última jornada.
Com passagens anteriores pelo Aliança FC Gandra — na Liga Pro, onde liderou a equipa sénior por seis jogos após ter orientado os sub-19 — e experiências como adjunto no Campeonato de Portugal, Pedro Magalhães encara agora com entusiasmo o desafio de iniciar pela primeira vez uma época como técnico principal de uma formação sénior.
“É diferente começar um projeto de raiz. Permite-me liderar de acordo com aquilo em que acredito”, reconhece.
A renovação com o São Lourenço do Douro surgiu de forma natural, após uma temporada exigente, mas com saldo positivo.
“Foi um processo. Depois de garantir a manutenção, a direção apresentou um projeto sério, viável e com ambição. Acreditei nele e também muito na nossa equipa técnica. Isso tornou a decisão mais fácil”, confessa.
O treinador revelou ainda que o plantel para 2025/2026 está “praticamente fechado”.
“Temos uma base da época passada, mas vamos ter bastantes mudanças. Mantemos os jogadores que acreditamos que, técnica e psicologicamente, têm capacidade para levar o clube a outro nível. A ambição foi um dos fatores que pesou na nossa continuidade e, para isso, temos de trabalhar com os melhores”, sublinha.
Sobre os objetivos para a nova época, Pedro Magalhães é perentório: “lutar apenas pela permanência não está sequer em cima da mesa”.
“Temos de olhar para os lugares cimeiros. Não numa expetativa de lutar por uma subida, mas com a intenção de colocar o nome do São Lourenço do Douro ainda mais no mapa e de consolidar a nossa posição, enquanto clube forte e respeitado, nesta divisão. Depois, sim, com tempo e inteligência, aspirar a outros patamares”, esclareceu.
Nas últimas horas, o clube também confirmou as renovações do lateral-direito Pedro Anselmo, que entra na quarta época ao serviço do emblema do Marco de Canaveses, e do avançado Ricardinho, que cumprirá a terceira temporada consecutiva de verde e branco.