O evento, que contará com a participação de cerca de 260 pessoas oriundas de 8 países, está certificado pelo CIOFF – Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Folclóricas, ONG parceira da UNESCO.
Um festival certificado pela UNESCO
Atualmente existem 14 festivais certificados pelo CIOFF em Portugal, sendo o Folk Cinfães o primeiro certificado na CIM Douro, Tâmega e Sousa, bem como na CIM Douro e no distrito de Viseu. “É uma honra sermos o primeiro festival certificado na nossa região e distrito. Este reconhecimento reforça a importância do nosso projeto cultural”, refere a organização.
Participantes de 8 países
O evento vai contar com grupos de Cinfães, Açores, Alemanha, Costa Rica, Geórgia, Índia, Polónia (dois grupos), Sérvia e Venezuela. Ao todo, estarão presentes 260 participantes que ficarão alojados durante 10 dias nas Escolas Secundárias de Cinfães.
Durante a estadia, a organização assegura alojamento, três refeições diárias, transportes de e para os aeroportos, transportes internos, higienização das instalações, seguros de acidentes pessoais e uma compensação diária de 140 euros por grupo.
Espetáculos em todo o concelho
Além das atuações principais no Largo da Fonte dos Amores, em Cinfães, o festival visitará todas as IPSS do concelho, bem como as freguesias de Nespereira e Souselo. O destaque será a Gala Armando Mourisco, marcada para 2 de agosto, às 21h30, em Cinfães.
Apoio do Município
O Município de Cinfães é parceiro do evento desde a sua criação. “Acreditamos neste projeto e temos feito questão de o apoiar e dinamizar junto das diversas autarquias do concelho”, refere a autarquia, sublinhando a relevância do festival para a promoção cultural e turística do território.
A organização apela ainda à divulgação do cartaz nos equipamentos TOMI espalhados pelo concelho, reforçando a importância de envolver toda a comunidade na promoção do evento.