Os concelhos em risco máximo situam-se nos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança. O IPMA colocou ainda vários outros concelhos de todos os distritos do continente sob perigo muito elevado e elevado de incêndio.
O risco de incêndio rural, classificado pelo IPMA em cinco níveis (de reduzido a máximo), resulta de cálculos que consideram a temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e a quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. O instituto prevê que o perigo de incêndio se mantenha elevado até, pelo menos, o próximo fim de semana em algumas regiões.
Face às condições meteorológicas extremas, 16 distritos estão hoje sob aviso amarelo devido ao calor. Bragança e Vila Real encontram-se sob aviso laranja até às 18h00 de quarta-feira, passando posteriormente a aviso amarelo até às 18h00 de quinta-feira.
Já os distritos de Viseu, Porto, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga mantêm-se sob aviso amarelo até às 18h00 de quarta-feira, enquanto Évora, Beja, Guarda, Castelo Branco e Portalegre permanecem neste nível de alerta até quinta-feira às 18h00.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três (seguido do laranja e do vermelho), é ativado quando existem riscos para certas atividades dependentes das condições meteorológicas.
Para hoje, o IPMA prevê no território continental céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, possibilidade de neblina ou nevoeiro na costa sul do Algarve, e subida da temperatura, sobretudo nas mínimas.
As temperaturas mínimas variam entre os 16 ºC (em Aveiro) e os 26 ºC (em Portalegre), enquanto as máximas oscilam entre os 29 ºC (em Aveiro) e os 42 ºC (em Santarém).