A ferramenta, disponível no portal IRS Simples, permite a trabalhadores por conta de outrem e pensionistas calcular de forma simples e rápida o valor líquido que irão receber com a entrada em vigor das novas tabelas de retenção na fonte de IRS, aplicáveis a partir de 1 de outubro e válidas até ao final de 2025. Estas tabelas substituem os regimes excecionais especiais utilizados em agosto e setembro.
Embora a maioria dos portugueses passe a ter um aumento do rendimento mensal disponível, a DECO PROteste alerta para o impacto no acerto de contas com a Autoridade Tributária em 2026. Ao reter menos imposto mensalmente, o valor acumulado para o acerto final será menor, podendo resultar em reembolsos de IRS mais baixos ou até na necessidade de pagamento adicional de imposto.
A organização recomenda, assim, reforçar o planeamento fiscal. Os contribuintes devem continuar a pedir fatura com número de identificação fiscal (NIF) em todas as despesas e validar estas faturas no portal E-Fatura, para garantir que todas as deduções possíveis sejam consideradas.
Para acompanhamento contínuo e acesso a mais informações e conselhos, os contribuintes podem consultar a plataforma IRS Simples.