As margens dos rios Tâmega e Douro vão voltar a iluminar-se com milhares de velas nos dias 17 e 18 de abril, com o regresso das Endoenças, uma tradição com mais de 300 anos que une os concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses numa expressão ímpar de fé, identidade cultural e património imaterial.
A celebração tem início na Quinta-feira Santa, dia 17, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses, às 20h00, com a Missa da Ceia do Senhor. Às 21h00, sai a Procissão do Senhor dos Passos, acompanhada pelos simbólicos “Barcos de Fogo”, que cruzam o rio rumo à Capela de São Sebastião, em Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel, onde decorre o comovente Sermão do Encontro.
No dia seguinte, Sexta-feira Santa, 18 de abril, cumpre-se o percurso inverso com a Procissão do Enterro do Senhor, regressando ao ponto de partida na Igreja de Santa Clara do Torrão, completando assim o ciclo litúrgico desta manifestação religiosa, que representa um dos momentos mais emblemáticos da Semana Santa na região do Tâmega e Sousa.