Segundo Carlos Correia, diretor pedagógico, o concerto contou com o Coro da Iniciação, o Coro Geral de Alunos e o Coro de Pais e Amigos, acompanhados pela Orquestra de Sopros e Percussão e pela Orquestra Sinfónica. O programa incluiu temas originais inspirados na obra camoniana e peças do repertório internacional. A Companhia dos Bugalhos, grupo de teatro infantojuvenil da escola, fez intervenções cénicas ao longo do espetáculo.
Mas a atividade da Artâmega não terminou aqui. De 14 a 18 de julho decorre a 6.ª edição do GESTOS – Estágio de Orquestra Sinfónica, sob direção da maestrina Constança Simas. O projeto reunirá 114 jovens músicos de escolas de todo o país, incluindo os Açores, e de instituições superiores europeias.
Durante cinco dias de trabalho intensivo, os jovens irão preparar obras como as “Danças Polovetsianas”, da ópera Príncipe Igor, de Borodin, e a exigente 5.ª Sinfonia de Shostakovich.
O concerto final será no dia 18 de julho, às 21h00, também no Pavilhão da Escola Secundária do Marco, com entrada livre.
O espetáculo integra o programa oficial das Festas da Cidade do Marco de Canaveses.