logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

Suspeito de furtos em veículos em Matosinhos e Maia fica em prisão preventiva

O Comando Territorial do Porto da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos, deteve, no passado dia 23 de março de 2026, um homem de 35 anos indiciado pela prática de crimes de furto no interior de veículos. As infrações ocorreram de forma reiterada nos concelhos de Matosinhos e Maia.

Redação

A detenção foi o culminar de uma investigação que permitiu aos militares identificar o suspeito e dar cumprimento a um mandado de detenção fora de flagrante delito.

Apreensões e Recuperação de Bens

Durante a operação policial, a GNR obteve resultados significativos na recuperação de património e recolha de prova:

  • Dinheiro: Foram apreendidos 2 585 euros em numerário.

  • Bens Furtados: Diversos objetos foram recuperados e, após as diligências legais, entregues aos seus legítimos proprietários.

A investigação apurou ainda o modus operandi do suspeito no que toca à utilização de métodos de pagamento eletrónico. O detido utilizava cartões bancários subtraídos das viaturas para efetuar a aquisição de novos bens, aproveitando-se da tecnologia "contactless" para realizar transações sem necessidade de código PIN.

Medida de Coação Máxima

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial na quarta-feira, dia 25 de março, no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos. Perante a gravidade dos factos e os indícios recolhidos, o juiz aplicou ao arguido a medida de coação mais pesada: a prisão preventiva.

O suspeito aguardará agora o desenrolar do processo em estabelecimento prisional.