logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

Fisco alerta: Nova vaga de 'emails' e SMS fraudulentos prometem reembolsos e ameaçam com penhoras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu esta quinta-feira, 19 de março, um aviso sobre uma campanha de phishing em curso. Estão a circular mensagens falsas, enviadas em nome do Fisco, que utilizam o isco de reembolsos de IRS ou a ameaça de processos de penhora para roubar dados bancários dos contribuintes.

Redação

Segundo a nota publicada no Portal das Finanças, os burlões estão a utilizar endereços de correio eletrónico com assuntos como "Documento para regularização 3 IRS 2024" ou "Conclusão pendente 3 Deduções Provisórias IRS". Os remetentes utilizam nomes falsos como "Financas Deducao" ou "Deduções", mas os endereços reais (terminados em @resolucaocidadaosempapel.blog ou @rumolivre.blog) revelam a fraude.

Como funciona o ataque

O objetivo destas mensagens é convencer o destinatário a clicar em links maliciosos. Num dos casos detetados, o utilizador é levado para uma página onde lhe pedem os dados bancários para receber um suposto "reembolso fiscal pendente".

A AT detetou também uma campanha via SMS, onde o remetente aparece identificado como "AT.GOV.PT". A mensagem utiliza um tom alarmista: "Processo de penhora iniciado. Último Dia para pagamento. Evite custos adicionais em: (...)". O Fisco sublinha que estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas e apagadas de imediato.

Para evitar cair nestas armadilhas, a Autoridade Tributária recomenda o seguinte:

  • Não clicar em 'links': A AT nunca envia links diretos para pagamentos ou inserção de dados bancários por SMS ou email;

  • Verificar o remetente: Desconfie de qualquer endereço que não termine em @at.gov.pt;

  • Nunca fornecer credenciais: Não insira a sua senha do Portal das Finanças em páginas sugeridas por mensagens;

  • Consultar o Portal Oficial: Em caso de dúvida sobre a sua situação tributária, aceda diretamente ao Portal das Finanças digitando o endereço no seu navegador, sem usar atalhos enviados por terceiros.

A AT aconselha ainda a leitura do "Folheto Informativo sobre Segurança da Informação", disponível na barra de pesquisa do Portal das Finanças, que contém diretrizes detalhadas sobre como identificar e denunciar estas tentativas de burla.