logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 3 min

Bruno Giussani e Miguel Carvalho entre os novos oradores confirmados para o TEDxPorto 2026

A organização anunciou quatro novos nomes para a 15.ª edição do evento, que regressa à Alfândega do Porto no dia 28 de março. O painel inclui especialistas em cibersegurança, jornalismo de investigação e cinema documental.

Redação

O TEDxPorto anunciou a confirmação de quatro novos oradores para a sua edição de 2026: o escritor e antigo curador global do TED, Bruno Giussani, o jornalista de investigação Miguel Carvalho, o especialista em segurança de informação António Gameiro Marques e a realizadora Oiane Sagasti. O evento, que se afirma como o maior palco de ideias e reflexões em Portugal, terá lugar no dia 28 de março, na Alfândega do Porto.

Os novos oradores e as temáticas

Bruno Giussani, uma das figuras mais reconhecidas do universo TED a nível internacional, foi curador global e diretor europeu da organização até 2024, tendo sido responsável por mais de mil TED Talks ao longo de cerca de 20 anos. Antigo colunista do The New York Times e autor de "The Mind Under Siege", obra focada nos impactos da inteligência artificial, Giussani irá refletir no Porto sobre o papel do movimento TED na construção do pensamento crítico.

O jornalista portuense Miguel Carvalho, com mais de 30 anos de carreira e autor do livro "Por Dentro do Chega", traz ao debate a análise do crescimento do radicalismo político. Com um percurso marcado pela cobertura de conflitos e golpes de Estado, o jornalista abordará os fenómenos sociais invisíveis e as narrativas que moldam a sociedade.

António Gameiro Marques, Contra-almirante desde 2008 e ex-Diretor-Geral da Autoridade Nacional de Cibersegurança (cargo que ocupou até 2025), focará a sua intervenção nos desafios da cibersegurança e literacia digital, cruzando-os com a defesa da democracia e da soberania.

Por fim, a jornalista e realizadora Oiane Sagasti, reconhecida pelos seus documentários de impacto social sobre a juventude, apresentará uma perspetiva sobre as narrativas que moldam os mais novos e os desafios de viver num mundo globalizado.

Cartaz e Organização

Estes novos nomes juntam-se aos oradores previamente confirmados: Melissa Fleming, Susanne Kaiser, José Avillez, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e José Soares. Norberto Amaral, organizador do evento, sublinha que o objetivo é reunir "visionários e especialistas de diferentes áreas que nos desafiarão a olhar para além do superficial e a valorizar o pensamento crítico".

Com 14 edições já realizadas, o TEDxPorto foi recentemente distinguido com o selo "Legacy" pela organização global, consolidando-se como um evento de referência num universo de mais de 3.500 conferências anuais em todo o mundo. Os últimos bilhetes para a conferência encontram-se à venda no website oficial do evento.