logo-a-verdade.svg
Castelo de Paiva
Leitura: 3 min

Castelo de Paiva: Autarquia e operadores turísticos debatem o futuro do setor

A Câmara de Castelo de Paiva promoveu, esta semana, uma palestra com os operadores locais para debater os desafios e garantir o futuro do setor turístico.

Redação

O Município de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Turismo, dinamizou uma palestra informativa orientada para os empresários e agentes do turismo do concelho. O encontro, que teve lugar nos Paços do Concelho e foi presidido pela vice-presidente da autarquia, Susana Sousa, sentou à mesma mesa os diversos profissionais ligados às áreas do alojamento, restauração e entretenimento.

De acordo com as informações avançadas pela câmara municipal, a iniciativa "traduziu-se numa jornada muito positiva para abordar os problemas do setor no território paivense", permitindo um diagnóstico direto com quem trabalha diariamente no terreno.

Partilha de anseios e foco no desenvolvimento sustentável

A vice-presidente Susana Sousa aproveitou a ocasião para salientar a profunda "necessidade de partilhar ideias e opiniões sobre o setor do turismo em Castelo de Paiva". A responsável municipal explicou que a reunião serviu, acima de tudo, "para ouvir sugestões, preocupações e anseios" dos empresários. A meta estabelecida por todas as partes passa por "incentivar e impulsionar um futuro melhor na área do turismo" e, simultaneamente, "promover um desenvolvimento sustentável que possa beneficiar todos os intervenientes".

A visão estratégica da autarquia paivense assenta na premissa de que a "dinâmica de um turismo mais estruturado e atrativo garante a vitalidade da economia local e a preservação do potencial do concelho como destino turístico". Para que este objetivo seja alcançado, o município sublinha a importância de atuar "através da valorização da cultura local, da proteção ambiental e da distribuição justa dos benefícios na comunidade".

Propostas práticas e esforço conjunto no território

O debate entre a entidade pública e os operadores privados focou-se também na necessidade de "trocar ideias e garantir contributos para a difusão dos princípios do turismo responsável". Foram analisadas diversas "práticas de impacto positivo dos programas turísticos nos setores da hotelaria e da restauração", com o claro intuito de incentivar a adoção de medidas capazes de "cativar mais visitantes ao território".

Ao longo da palestra, os profissionais locais aproveitaram para apresentar "propostas de melhoria dos serviços e ofertas", debatendo os ajustamentos necessários para "rentabilizar o setor" na região.

No final da sessão, a vereadora Susana Sousa fez um balanço otimista dos trabalhos. A autarca frisou que esta foi "uma reunião muito produtiva", enaltecendo o "esforço conjunto para melhorar o serviço e a oferta turística no concelho de Castelo de Paiva, um objetivo que, obviamente, é comum a todos".