logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 0 min

Carmen Miranda recordada 70 anos após a sua morte. A "Pequena Notável" que nasceu em Marco de Canaveses

Assinalam-se hoje, 5 de agosto, 70 anos desde a morte de Carmen Miranda (1909–1955), artista internacional nascida em Várzea da Ovelha e Aliviada, no concelho de Marco de Canaveses, e figura incontornável da cultura popular do século XX.

Redação

Conhecida como a “Pequena Notável”, Carmen Miranda destacou-se como cantora e atriz, tendo alcançado sucesso no Brasil, nos Estados Unidos e a nível internacional.

A artista emigrou para o Brasil ainda bebé, onde iniciou a sua carreira musical. Em 1930, tornou-se um fenómeno da música popular brasileira com o êxito “Taí”. Em 1939, conquistou a Broadway e Hollywood, tornando-se um símbolo do samba no mundo com a sua imagem irreverente — nomeadamente a figura de baiana estilizada, com cesto de frutas na cabeça, que marcou a sua presença em 14 filmes nos EUA.

Carmen Miranda liderou vendas discográficas, brilhou no teatro e no cinema, e tornou-se um ícone pop global, apesar de enfrentar o peso da personagem que o público internacional esperava e da distância da sua terra natal.

O Município de Marco de Canaveses homenageia a artista através do Museu Carmen Miranda, um equipamento municipal ocupa dois edifícios e é quase exclusivamente dedicado à vida e carreira da cantora, sendo um espaço interativo e multimédia, com recurso a vídeo, hologramas, videomapping e realidade virtual.

O museu inclui espaços temáticos dedicados aos momentos de “Consagração”, “Reconhecimento” e “Aclamação” da artista, demonstrando o impacto da sua performance artística e o contacto que teve com estrelas da sétima arte e do espetáculo. Uma sala adicional, sob o mote “Fruir”, tem como peça central um palco que evoca o ambiente de Broadway e do cinema, destacando o percurso de Carmen Miranda como protagonista de sucessos de bilheteira.

Sete décadas após a sua morte, Carmen Miranda permanece uma figura de destaque no panorama cultural internacional e símbolo de ligação entre Portugal, o Brasil e os Estados Unidos, sendo recordada não só pelos palcos e ecrãs onde brilhou, mas também pelas suas raízes em Marco de Canaveses.