Apesar da proximidade das chamas, não foi ainda emitida ordem de evacuação das referidas localidades, conforme adiantou à agência Lusa fonte da corporação. Às 14h50, não se registava vento na zona, o que contribui para conter o avanço do fogo, embora as chamas permanecessem intensas.
De acordo com dados atualizados às 14h55 pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio estava a ser combatido por 178 operacionais, apoiados por 47 viaturas e três meios aéreos. No terreno, encontra-se também a Cruz Vermelha, preparada para prestar apoio em caso de necessidade de evacuação ou assistência médica.
Num ponto de situação realizado às 12h15, o comandante Joel Castro, dos Bombeiros Voluntários de Melres, indicou que a zona de Vilarinho, igualmente no concelho de Gondomar, era a que mais preocupava os bombeiros, devido à dispersão das frentes ativas.
Segundo Joel Castro, os ventos estavam moderados ou ausentes, o que poderia facilitar o combate às chamas. “Não temos uma hora prevista [para a resolução total do fogo], mas estamos a caminhar para isso”, declarou.
Já ao início da tarde, cerca das 12h30, fontes da proteção civil indicavam que o incêndio mantinha três frentes ativas: uma em Penafiel e duas em Gondomar.
Num novo ponto de situação feito às 16h00, Joel Castro afirmou que os bombeiros esperam dominar as chamas antes do anoitecer, mas alertou que a previsão depende da evolução do vento, um fator determinante no controlo do incêndio.
Às 16h25, os dados da ANEPC revelavam um reforço dos meios, com 185 operacionais, 49 meios terrestres e três meios aéreos envolvidos no combate ao fogo, que continua a ser monitorizado pelas autoridades no terreno.
Fotografias: Página Vida de Bombeiro