O evento decorre no Parque das Serras do Porto e promete transportar os visitantes para há mais de dois mil anos, numa recriação do quotidiano da época em que esta região integrava o vasto Império Romano, sendo conhecida pela exploração aurífera, que contribuiu para o enriquecimento do império.
Com entrada gratuita, “Valongo Romano” está inserido na estratégia municipal de valorização do património arqueológico, mineiro e cultural, e inclui um programa diversificado que contempla recriações históricas, oficinas pedagógicas interativas, danças, música, teatro, gastronomia e outras atividades dirigidas a públicos de todas as idades.
O evento tem também uma componente educativa, com os dois primeiros dias — 15 de maio e a manhã de 16 de maio — dedicados exclusivamente ao público escolar.
A inauguração oficial realiza-se a 16 de maio, pelas 18h30, junto à escadaria da Cuca Macuca, na Rua da Ivanta.
O “Valongo Romano” integra-se na promoção da identidade local, destacando os Romanos como uma das principais referências culturais do concelho. Ao invés de ouro, o município oferece agora conhecimento, identidade e partilha cultural, convidando a população e os visitantes a uma viagem educativa e envolvente ao passado.
O programa completo do evento está disponível em www.cm-valongo.pt.