Um estudo da DECO PROTESTE concluiu que 70% da população portuguesa vive nas grandes cidades e quase metade (4,6 milhões) nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto Litoral.
Assim, através de um mapa interativo, a maior e mais representativa organização portuguesa de defesa dos consumidores, criou uma ferramente que ajuda os interessados a perceber quais os municípios com mais apoios, e comparar os benefícios entre concelhos.
Para tal, é necessário efetuar um registo na plataforma, para aceder aos resultados das pesquisas. Depois, basta escolher o distrito e o município e, de seguida, é possível verificar as inúmeras vantagens e incentivos oferecidos. Entre os apoios disponibilizados pelas autarquias, contam-se descontos no IMI e IRS, apoios à habitação, ao emprego, aos mais carenciados, idosos e jovens, apoios ao casamento, à natalidade e ainda apoios aos estudos.
Numa tentativa de "desmistificar" a ideia de que o interior do país é "desinteressante e desprovido de serviços", a DECO PROTESTE apresentou várias razões pelo qual "a vida no interior do país se tornou mais atrativa e com maior qualidade":
Proximidade da casa ao local de trabalho, comércio e serviços;
Fluxo de trânsito reduzido;
Melhor qualidade do ar;
Maior contacto com a natureza (que permite a prática de diferentes atividades físicas ao ar livre);
Custo de vida mais reduzido;