logo-a-verdade.svg
Lousada
Leitura: 2 min

Diabetes em Movimento regressa a Lousada em outubro de forma gratuita

O programa Diabetes em Movimento regressa a Lousada no dia 1 de outubro, com sessões regulares de exercício físico orientado para pessoas com diabetes tipo 2.

Redação

A iniciativa é gratuita, mas requer referenciação médica feita pelos profissionais de saúde das unidades locais: USF Nova Lousada, USF Torrão, USF S. Tiago e USF Louzada Nascente.

As sessões decorrerão no Pavilhão Polidesportivo do Complexo Desportivo de Lousada, às segundas, quartas e sextas-feiras, e prolongam-se até junho de 2026. As atividades são acompanhadas por profissionais do exercício físico e enfermeiros, assegurando uma abordagem segura e personalizada para os participantes.

Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lousada, a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa e a Unidade de Cuidados Continuados de Lousada. A nível nacional, insere-se no Plano Nacional de Saúde 2030, sendo coordenado pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.

A iniciativa visa promover a melhoria da qualidade de vida dos utentes com diabetes tipo 2, através da prática regular de atividade física, um dos pilares fundamentais na gestão da doença.