A visita, promovida pelo Governo, insere-se numa política de proximidade com o território e as instituições que prestam apoio direto à população.
“É uma reunião de trabalho, insere-se no contexto de proximidade do Governo em relação às necessidades do terreno,” afirmou Carla Rodrigues, sublinhando a importância de conhecer de perto os desafios enfrentados pelas instituições. “Só conseguimos desenhar políticas de apoio às pessoas, de apoio à juventude, de apoio às mulheres, de apoio às vítimas, se conhecermos exatamente o terreno, se conhecermos as dificuldades das instituições que prestam esse apoio.”
De acordo com a Secretária de Estado, a visita teve também como objetivo recolher informação concreta sobre as necessidades locais e avaliar de que forma o Governo pode responder no âmbito das competências da Secretaria de Estado e do Ministério correspondente.
A visita foi enquadrada numa deslocação mais ampla à zona Norte, com outros compromissos agendados na região. “Vamos tentar visitar várias instituições em todo o país, se possível chegar a todas,” afirmou Carla Rodrigues, destacando a importância da articulação com os municípios. “Também temos oportunidade de falar com os membros do Executivo Municipal sobre políticas da juventude e políticas da igualdade.”
Presente na visita, a vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, Daniela Oliveira, valorizou a presença do Governo no território: “É muito importante a presença do Governo nas nossas localidades, no nosso concelho, nas nossas instituições, sobretudo para tentar perceber melhor e em loco as reais dificuldades e necessidades que elas têm.”
A vereadora destacou ainda o papel fundamental das instituições sociais, que, segundo referiu, “prestam o trabalho que é da responsabilidade do Estado e estão a fazê-lo na sua vez.” Para Daniela Oliveira, é essencial garantir que estas entidades recebem o apoio necessário, sobretudo a nível financeiro: “As nossas instituições atravessam uma vida difícil, o acordo de cooperação ainda está a precisar de ser revisto mais uma vez, porque há inflação, há aumento do custo de vida, há aumentos salariais para os colaboradores das nossas instituições, mas elas necessitam de ter também este retorno.”
A Associação para o Desenvolvimento de Figueira é, segundo a Secretária de Estado, uma entidade com longa história na região. “É uma associação muito conhecida nesta região, uma associação muito antiga e, portanto, conhecia de ouvir falar. Agora conhecer as valências e os projetos e a resposta que dá às populações, não conhecia, e hoje [sexta-feira] ficarei a conhecer melhor seguramente.”