logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 3 min

Transportes Metropolitanos do Porto instala códigos QR nas paragens da rede Unir para consulta de horários

A Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) iniciou esta segunda-feira, 22 de setembro, a instalação de códigos QR nas paragens da rede de autocarros Unir, permitindo aos utilizadores aceder, através do telemóvel, à informação de horários e trajetos, sem necessidade de instalar qualquer aplicação.

Redação

De acordo com o presidente da TMP, Marco Martins, a instalação arrancou nas paragens com abrigo, com o objetivo de facilitar o acesso imediato à informação da linha correspondente. “Vamos começar por colocar 'QR codes' nas paragens com abrigo, para que o utente possa ter logo acesso ao horário naquela paragem sem ter que instalar qualquer 'app'”, afirmou.

A leitura do código QR remete para o site qhoras.unirmobilidade.pt, onde os utilizadores podem consultar as próximas passagens, visualizar o percurso completo da linha num mapa interativo e aceder aos horários de qualquer dia ou hora. A ferramenta permite ainda fazer zoom para ver outras paragens da rede.

O processo de instalação está a ser feito de forma faseada e deverá abranger cerca de 3.200 abrigos, num total de 11.900 paragens da rede Unir. A instalação começou nos terminais do Hospital de São João, Pólo Universitário e Asprela, no Porto, e prossegue esta terça-feira nos restantes terminais da cidade. A partir de quarta-feira, os trabalhos avançam de Vila do Conde para sul, num processo que deverá estar concluído num prazo estimado de dois meses.

Para já, a informação disponibilizada refere-se aos horários programados. A disponibilização de horários em tempo real está prevista como próxima etapa.

Desde o lançamento da rede Unir, em dezembro de 2023, a ausência de horários nas paragens tem sido uma das principais críticas dos utentes, a par de outras relacionadas com a qualidade e frequência do serviço.

A operação da rede Unir está dividida por lotes, sendo o lote Norte Nascente (Santo Tirso, Valongo, Paredes e Gondomar) operado pela Nex Continental, o Norte Poente (Póvoa de Varzim e Vila do Conde) pela Porto Mobilidade, o Norte Centro (Maia, Matosinhos e Trofa) pela Vianorbus, o Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho) pela Transportes Beira Douro e o Sul Nascente (Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Arouca, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra) pela Xerbus.