Nascido em Loulé a 5 de setembro de 1972, Nuno Guerreiro destacou-se pelo seu registo vocal de contratenor, raro na música pop portuguesa. Iniciou a sua formação artística na Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa, e foi descoberto pelo guitarrista Carlos Paredes, que o convidou a participar nos seus concertos em 1992.
Em 1993, integrou a Ala dos Namorados, ao lado de João Gil e Manuel Paulo. Com a banda, conquistou sucesso com temas como "Loucos de Lisboa" e "Solta-se o Beijo", este último em dueto com Sara Tavares, que alcançou disco de platina. Paralelamente, desenvolveu uma carreira a solo, com destaque para o álbum "Carta de Amor", gravado no Japão com produção do maestro Akira Senju.
Ao longo de mais de três décadas de carreira, Nuno Guerreiro atuou em palcos de renome internacional, como Tóquio, Paris, Toronto e Milão, e colaborou com artistas como Rodrigo Leão, António Zambujo e Cristina Branco. Em 2013, a Ala dos Namorados lançou o álbum "Razão de Ser", revisitando os grandes temas da sua carreira com a participação de diversos músicos portugueses.