A situação do fogo passou para a fase de resolução, o que significa que o incêndio está estabilizado dentro do seu perímetro, ainda com pontos quentes e focos de chama ativa sob vigilância.
“Às 07h45 mudámos a situação deste incêndio para em resolução. O incêndio está dentro do seu perímetro, está estabilizado, mas ainda temos alguns pontos muito quentes, outros com alguma chama ativa, mas com equipas no terreno”, afirmou José Guilherme, segundo Comandante Regional do Norte da ANEPC, em declarações aos jornalistas no posto de comando às 08h00.
O fogo teve início às 23h45 de sábado na localidade de Sirarelhos e alastrou pela serra do Alvão, atingindo várias aldeias e áreas do Parque Natural do Alvão (PNA), antes de entrar no concelho de Mondim de Basto.
Apesar do incêndio estar controlado, José Guilherme sublinhou que o dia será ainda de intenso trabalho. “Vamos acompanhando a evolução da situação, o que é que a evolução meteorológica nos traz hoje, mas neste momento o incêndio está na fase de resolução”, referiu.
Durante a noite, estiveram envolvidos 606 operacionais nas ações de combate e vigilância. Esta manhã, mantêm-se no terreno 512 operacionais, distribuídos ao longo do extenso perímetro do incêndio. Estão ainda previstos meios aéreos para operações de vigilância armada, ou seja, helicópteros pesados e aeronaves de combate com capacidade de resposta imediata, que voarão carregados e atuarão caso surjam novos focos.
O número de operacionais poderá ser reforçado, caso as circunstâncias o exijam. “Está tudo planeado e agilizado com o comando nacional. Ainda há preocupação. O incêndio estar em resolução não é igual a estar em conclusão ou já consolidado”, alertou o responsável, apontando que continuam a existir muitas zonas quentes que requerem atenção.
Na terça-feira, 5 de agosto, várias reativações dificultaram o combate, sendo a mais preocupante a que ocorreu em Galegos da Serra, onde foi necessário confinar a população devido à intensidade do fumo. José Guilherme garantiu, contudo, que nunca esteve em causa a segurança dos habitantes.
“Em toda a noite houve, mais uma vez, um trabalho de excelência, abnegado e de entrega e profissionalismo de todas estas mulheres e homens que, mais uma noite, fizeram um esforço para que agora, a esta hora, conseguíssemos ter este incêndio nesta situação”, destacou o Comandante das Operações de Socorro.
O incêndio permanece em fase de resolução e sob vigilância ativa, mantendo-se a atenção das autoridades perante a possibilidade de reativações.