logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 5 min

Trail de Bem Viver regressa com paisagens "deslumbrantes" e algumas novidades

Uma prova “feita por atletas e para atletas”, o Trail de Bem Viver está de volta para uma oitava edição que promete juntar a atividade física às “paisagens deslumbrantes do Douro”.

Redação

Hugo Gonçalves, diretor desportivo da prova, faz parte da organização do trail “desde a primeira edição” e assegura que o objetivo para este ano será o mesmo de sempre: “proporcionar uma experiência agradável a todos os participantes”.

Confiantes do “potencial e da qualidade” de Bem Viver como palco de um evento desportivo deste calibre, os organizadores deste trail continuam esta aposta numa prova que já provou ser “importante para a região”. Atleta e campeão do concelho do Marco de Canaveses, Hugo Gonçalves, não esconde o “sentimento de orgulho” por voltar a organizar esta prova. “Todos os anos as inscrições costumam esgotar, temos sempre bastante atletas a visitar a região”, diz o corredor prevendo a adesão deste ano.

Até à data, as reações dos participantes de edições anteriores “têm sido muito positivas” e o mesmo pode ser dito dos populares de Bem Viver, sem os quais “seria impossível realizar esta provas".

Uma edição com novidades e paisagens “deslumbrantes”

As paisagens do rio Douro vão ser o grande destaque desta oitava edição e todos os atletas presentes vão ter a oportunidade de presenciar os “cenários deslumbrantes” da região. Hugo Gonçalves confirma que são “estas boas paisagens aliadas à nossa boa organização” que tornam este percurso “tão apelativo para atletas e entusiastas da modalidade”.

Esta edição marca a estreia do Trail de Bem Viver no Circuito Nacional de Trail Sprint da Associação Running Portugal e do Circuito Trail Serras do Porto, uma novidade que vai criar ainda mais “procura desta prova a nível nacional”. As inscrições nesta prova rondam cerca de 700, “mas tentamos sempre não ultrapassar esse número para conseguirmos assegurar boas condições a todos os participantes da prova”, salienta a organização.

O objetivo principal dos responsáveis do trail anda sempre à volta de “garantir uma boa experiência” a cada inscrito. Assim, limitar o número de participantes revela-se vital para “evitar a sobrecarga do percurso, dos atletas e também do nosso staff”. Evoluir e procurar melhorar as condições da prova de ano para ano é outro objetivo dos organizadores que pretendem: “Continuar a receber visitantes de anos anteriores, o que já tem vindo a acontecer desde a primeira edição. Sabemos de atletas e equipas que estão connosco desde o primeiro dia”.

Uma organização pensada ao detalhe

Encarregues de pensar “em todos os pormenores” desta iniciativa, os responsáveis do trail iniciam os preparativos para a próxima edição no fim de cada ano civil. Ambiciosos por continuar o sucesso deste projeto, Hugo Gonçalves admite que: “Todos os anos tentamos criar segmentos novos no trilho para que os nossos visitantes tenham sempre uma experiência completamente diferente”. Evitar repetição e marcas de edições passadas é outro pormenor levado a cabo pelos responsáveis deste evento que insistem em “limpar os trilhos o melhor possível”, após cada edição.

Hugo Gonçalves acredita que o sucesso do Trail de Bem Viver, em termos de adesão e organização, pode “servir de bom exemplo” para os municípios da
região e futuras iniciativas. Deixando bem claro que organizar um trail como este não é uma tarefa "fácil", o diretor desportivo acredita que foram as suas experiências como atleta que lhe facilitaram esta tarefa.

Impacto "positivo" na região

Acima de tudo, o atleta demonstra-se "grato pelo sucesso" desta iniciativa. Apelando à prática de atividade física e contribuindo para a dinamização da região, o Trail de Bem Viver “tem, sem dúvida alguma, um impacto muito positivo” na freguesia, atraindo novos visitantes mesmo em época baixa, “lotando todos os alojamentos locais”.

Ano após ano, o Trail de Bem Viver continua a apostar no potencial da região e Hugo Gonçalves termina por expressar o seu profundo agradecimento aos patrocinadores do evento: “Se não fossem os patrocinadores, era impossível organizar um evento com esta qualidade e com este custo de inscrição.”

O Trail de Bem Viver é organizado pelo Grupo Desportivo de Magrelos em parceria com a Junta de Freguesia de Bem Viver e a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que ocorrerá no dia 11 de maio, no Alto da Forca, Magrelos, na freguesia de Bem Viver.