Embora a cerimónia tenha tido um carácter simbólico, o serviço já se encontra em funcionamento e está a ser utilizado pelos profissionais de saúde do centro de saúde e da Unidade Avançada de Reabilitação.
Este novo serviço permite um diagnóstico mais eficaz, facilita a aplicação imediata de terapêuticas e evita deslocações dos utentes a hospitais centrais ou outros centros de diagnóstico.
Pedro Cunha, presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave, sublinhou que esta foi uma estratégia aplicada em todos os centros de saúde da ULS, com o objetivo de garantir um atendimento de proximidade. “Evitar que os cidadãos tenham que percorrer quilómetros para fazer coisas tão simples como um RX, um eletrocardiograma ou uma análise, pode decidir claramente o rumo da sua terapêutica e ao mesmo tempo saber, no imediato, o tratamento a seguir”, afirmou.
Pedro Cunha destacou ainda que esta unidade está agora ligada à unidade hospitalar, permitindo, por exemplo, a interpretação em rede de exames como radiografias. “Esta estratégia de coligação com os seis municípios da nossa área de influência só foi possível por causa dos municípios, e Celorico é um exemplo de excelência nesta colaboração intermunicipal”, acrescentou.