logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 3 min

Incêndio entre Celorico de Basto e Amarante mantém frente ativa

O incêndio que teve início na noite de sábado em Celorico de Basto, no distrito de Braga, e que se alastrou ao concelho vizinho de Amarante, no distrito do Porto, mantém uma frente ativa, informou esta segunda-feira a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Redação

Segundo o comandante Pedro Araújo, da ANEPC, duas das frentes do incêndio já se encontram em fase de rescaldo, mantendo-se ainda uma frente ativa com intensidade média, que continua a consumir zona de mato em ambos os concelhos.

O fogo está a ser combatido por 286 operacionais, apoiados por 97 viaturas, incluindo três máquinas de rasto, e dois meios aéreos. Apesar da dimensão do incêndio, não há habitações em risco e, de acordo com o comandante, existe a expetativa de que o fogo possa ser dominado nas “próximas horas”, caso as condições meteorológicas colaborem.

De acordo com o presidente da Câmara de Amarante, Jorge Ricardo (PSD), cerca de 600 hectares já terão ardido no concelho, especialmente nas localidades de Fridão e Rebordelo, sem registo de outros danos materiais. O autarca destacou ainda a importância da mobilização de meios “significativos”, que ajudaram a travar consequências mais graves.

Às 15h00 desta segunda-feira, a Proteção Civil registava 48 incêndios rurais em Portugal continental, combatidos por 1.901 operacionais, 600 veículos e 15 meios aéreos, com destaque para os fogos em Vila Real e Celorico de Basto.

O país encontra-se em Situação de Alerta desde domingo e até quinta-feira, devido ao elevado risco de incêndio, conforme anunciado no sábado pela ministra da Administração Interna.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga encontram-se hoje sob aviso vermelho, devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima. Este aviso deverá manter-se até às 18h00 de terça-feira, sendo depois substituído por aviso laranja (em Vila Real e Bragança) e aviso amarelo nos restantes distritos a norte.

Já os outros distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, com Beja em aviso amarelo e Faro como o único distrito sem qualquer aviso meteorológico.