À semelhança dos anos anteriores, as 48 vagas inicialmente abertas para este curso ficaram totalmente preenchidas logo na 1.ª fase. Perante a elevada procura, a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) autorizou o reforço da oferta.
De acordo com a DGES, a nível nacional o número de estudantes colocados em licenciaturas de Educação Básica aumentou 20,3% em relação ao ano anterior, com 1.199 estudantes admitidos nesta fase, preenchendo 100% das vagas. Nos últimos três anos, o crescimento nesta área foi de 64,9%, revelando o crescente interesse dos candidatos por esta formação.
No total, a UTAD disponibiliza 299 vagas para a 2.ª fase do CNAES, número que poderá aumentar após o dia 29 de agosto, caso haja desistências de estudantes colocados na 1.ª fase.
As vagas estão distribuídas pelas diferentes escolas da universidade, com maior incidência na Escola de Ciências e Tecnologia (86), seguida da Escola de Ciências Humanas e Sociais (63, incluindo as 20 adicionais de Educação Básica), da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias (36) e da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (14).
Mais informações podem ser consultadas no portal da UTAD: Vagas sobrantes da 1.ª fase de candidaturas ao ensino superior.