logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

FC Porto bate Atlético de Madrid em exibição categórica no Dragão

Dragões vencem por 1-0 no jogo de apresentação e deixam excelentes indicadores para a nova temporada 2025/26.

Redação

O FC Porto encerrou este domingo, 3 de agosto, a pré-época com uma vitória sólida frente ao Atlético de Madrid, por 1-0, num Estádio do Dragão quase lotado, com 49.227 adeptos a assistir a uma exibição convincente da equipa orientada por Francesco Farioli.

O único golo da partida surgiu em cima do intervalo (45+1), numa jogada com assinatura de Victor Froholdt, médio dinamarquês que se revelou uma das figuras do encontro. O triunfo confirmou o pleno de vitórias dos ‘dragões’ na pré-temporada, deixando bons indicadores para o arranque da Liga Portugal Betclic.

Froholdt decisivo numa primeira parte intensa

Num jogo marcado por forte intensidade e domínio portista, o FC Porto entrou pressionante e determinado a mostrar serviço. Logo aos 12 minutos, Borja Sainz testou os reflexos de Oblak com um remate perigoso, e pouco depois, Froholdt isolou Pepê, que viu o guarda-redes esloveno negar-lhe o golo com uma excelente intervenção.

A resposta espanhola surgiu perto do intervalo, com Julián Álvarez a acertar na trave da baliza defendida por Diogo Costa. No entanto, seria mesmo o FC Porto a chegar à vantagem no último suspiro da primeira parte, numa combinação entre Pepê e Froholdt, que culminou com o remate certeiro do dinamarquês.

Segunda parte de gestão e oportunidades falhadas

Com as temperaturas ainda elevadas no início da noite, o segundo tempo teve um ritmo mais baixo. O Atlético de Madrid, que está numa fase mais inicial da preparação – dado que a La Liga arranca uma semana depois do campeonato português – apresentou-se com uma equipa completamente renovada após o intervalo.

Aos 55 minutos, o FC Porto esteve perto de ampliar a vantagem com uma dupla oportunidade: Pepê falhou o alvo por pouco e, no canto seguinte, Samu cabeceou ligeiramente ao lado. Rodrigo Mora, já nos minutos finais, protagonizou uma jogada individual de destaque, mas falhou na finalização que poderia ter selado o resultado em 2-0.

Novidades no plantel e aposta na juventude

A festa azul e branca começou antes do apito inicial, com a apresentação individual dos 29 jogadores do plantel para a nova época, que contou com a revelação da contratação do avançado neerlandês Luuk de Jong. No 'onze' inicial, destaque para a titularidade do reforço Jan Bednarek e para a utilização de Martim Fernandes a lateral esquerdo, relegando Zaidu ao banco.

A vitória sobre uma equipa do calibre do Atlético de Madrid reforça a confiança portista para os desafios que se avizinham, com o plantel a demonstrar coesão, dinâmica e capacidade de pressão elevada, mesmo perante adversários de topo.


Ficha de Jogo
Estádio: Estádio do Dragão, Porto
Assistência: 49.227 espetadores
Resultado: FC Porto 1-0 Atlético de Madrid
Marcador: Froholdt (45+1)

FC Porto: Diogo Costa; Alberto Costa, Nehuen Pérez, Bednarek, Martim Fernandes; Froholdt, Alan Varela, Gabri Veiga; Pepê, Samu, Borja Sainz.
Jogaram ainda: Zaidu, Dominik Prpic, Rodrigo Mora, Zé Pedro, Eustáquio, William Gomes, Marko Grujic, Danny Namaso, Deniz Gül
Treinador: Francesco Farioli

Atlético de Madrid: Jan Oblak; Le Normand, Matteo Ruggeri, Gallagher, Koke, Sorloth, Álex Baena, Marcos Llorente, Lenglet, Julián Álvarez, Giulliano Simeone.
Jogaram ainda: Juan Musso, Antoine Griezmann, Nahuel Molina, Marc Pubill, David Hancko, Javi Galán, Thiago Almada, Johnny Cardoso, Taufik Seidu, Rayane Belaid, Carlos Martín
Treinador: Diego Simeone

Árbitro: David Silva (AF Porto)
Disciplina: Cartão amarelo a Antoine Griezmann (48’)