logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 0 min

Marco de Canaveses acolhe XI Festival de Percursos Pedestres a 11 de maio

A XI edição do Festival de Percursos Pedestres do Marco de Canaveses vai realizar-se no próximo dia 11 de maio de 2025, sob o lema “Caminhar pelo Desporto e pela Natureza”.

Redação

A organização está a cargo da Secção de Pedestrianismo da Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO) e da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho, da União de Freguesias de Campelo e Ovil e de diversas entidades parceiras.

O evento tem como principais objetivos divulgar os percursos pedestres sinalizados no concelho, incentivar a prática do pedestrianismo e promover o trabalho desenvolvido por associações e clubes da região no âmbito da natureza e do desporto ao ar livre.

O secretariado abrirá às 07h45 no Pavilhão da EB 2,3 de Marco de Canaveses – Agrupamento de Escolas Cármen Miranda (GPS: 41°11'28.9"N 8°08'41.4"W). Os participantes poderão escolher o percurso que desejam explorar e, no final da caminhada, visitar uma exposição com a presença de associações e clubes locais, bem como uma mostra de produtos regionais, incluindo vinhos verdes, enchidos, compotas, mel e artesanato.

Como é tradição, a jornada termina com um almoço convívio no local de partida, proporcionando a partilha de experiências vividas ao longo da manhã. A edição deste ano volta a integrar animação cultural, histórica, gastronómica e etnográfica, com destaque para a colaboração da Rota do Românico, que irá dinamizar visitas guiadas em alguns dos percursos.

Nesta edição serão disponibilizados apenas os percursos com numeração ímpar, devido à rotatividade instituída desde a edição anterior:

  • PR1 – Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago (Freguesia de Soalhães)

  • PR3 – Caminho do Rio (Freguesia de Sande e São Lourenço do Douro)

  • PR5 – Caminhos de Canaveses (Freguesia de Sobretâmega)

  • PR7 – Aldeias e Margens do Rio Ovelha (Freguesias de Várzea, Aliviada e Folhada, Marco de Canaveses, e Salvador do Monte, Amarante)

  • PR9 – Caminhos do Zé do Telhado (Freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo)

Ao todo, são cinco percursos que conjugam património, natureza e história local.

As inscrições já se encontram abertas e podem ser efetuadas através do seguinte formulário online. 

Na última edição, o festival contou com a participação de 370 pessoas, o maior número de sempre. A organização espera este ano ultrapassar os 400 participantes, prometendo ainda várias surpresas ao longo do evento.

A AARO e os parceiros convidam toda a população, de norte a sul do país e também da vizinha Espanha, a participar neste grande encontro de promoção da natureza, do desporto e da cultura local.