logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 3 min

Penafiel: Concluídas as rodagens de “HOP-NATION”, a nova aposta de Miguel Ferreira

O realizador penafidelense Miguel Ferreira anunciou a conclusão das rodagens da sua mais recente curta-metragem, intitulada “HOP-NATION”.

Redação

 O projeto, filmado em Canelas, em Penafiel, é um thriller que adapta o conto "Hop-Frog" (1849) do autor norte-americano Edgar Allan Poe para uma realidade futurista em contexto português.

Escrito, produzido e realizado por Miguel Ferreira, o filme transporta a narrativa original medieval para um ambiente inovador. Esta é a segunda vez que o cineasta adapta uma obra de Poe, após o sucesso de “Our Tell-Tale Heart”, que lhe valeu nomeações em festivais internacionais de prestígio, como o MOTELX, o H.P. Lovecraft Film Festival & CthulhuCon (EUA) e os Prémios Curtas.

Elenco e Parcerias Locais

A produção contou com um elenco liderado por Francisca Sobrinho e João Delgado Lourenço (da agência Agente à Norte). No elenco secundário figuram nomes como Rita Revez (Hit Management), Miguel Marinho, Carlos Real e o músico penafidelense Ricardo Vieira, vocalista dos "Radiophobia".

Para além dos atores principais, “HOP-NATION” envolveu mais de duas dezenas de figurantes locais, numa colaboração estreita com o Grupo de Teatro de Canelas – “O Bando dos Pardais”. Na vertente técnica, destacam-se Edgar Fernandes na Direção de Fotografia e o compositor espanhol Marco Nava, responsável pela banda sonora.

Produção e Apoios Institucionais

O projeto iniciou a sua fase de pré-produção em outubro de 2025, estendendo-se até fevereiro de 2026. As filmagens foram finalizadas no passado dia 15 de março, encontrando-se o filme atualmente em fase de pós-produção. De momento, ainda não existe uma data oficial para a estreia da obra.

O sucesso da execução de “HOP-NATION” contou com o apoio de diversos parceiros institucionais e privados, nomeadamente:

  • Câmara Municipal de Penafiel;

  • Junta de Freguesia de Canelas;

  • Junta de Freguesia de Termas de São Vicente;

  • BRUMA VISUALS e Intermarché Termas de São Vicente.

As imagens de bastidores e o making-of foram captados pelo fotógrafo penafidelense Ricardo Coelho. O público pode acompanhar as novidades e o desenvolvimento do projeto através da página oficial de Instagram (@hopfilme).