logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Sete distritos mantêm aviso vermelho por causa do calor, mas temperaturas começam a descer esta terça-feira

Aviso vermelho vigora até às 21:00 desta segunda-feira nos distritos mais afetados pela onda de calor. IPMA prevê descida gradual das temperaturas a partir de terça-feira.

Redação

Sete distritos de Portugal continental continuam esta segunda-feira, 30 de junho, sob aviso vermelho devido ao calor extremo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O alerta, o mais grave na escala de avisos meteorológicos, abrange os distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre, mantendo-se em vigor até às 21:00.

A partir dessa hora, prevê-se uma diminuição da intensidade do calor, com a maior parte destes distritos a passar para aviso laranja, com exceção de Lisboa e Setúbal, que passam diretamente a aviso amarelo ainda esta noite.

Também sob aviso laranja estão hoje os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra e Faro. Nestes casos, os períodos de vigência do aviso variam: Viseu, Coimbra e Faro mantêm-se em alerta até às 21:00 desta segunda-feira; Vila Real até às 21:00 de terça-feira; e Bragança e Guarda até às 18:00 de quarta-feira.

DGS alerta para riscos e deixa recomendações

A Direção-Geral da Saúde (DGS) voltou a alertar para os riscos associados à exposição a temperaturas elevadas, sobretudo para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas e trabalhadores ao ar livre.

Entre as recomendações divulgadas estão:

  • Ingestão frequente de água, evitando bebidas alcoólicas;

  • Permanência em ambientes frescos ou climatizados durante, pelo menos, duas a três horas por dia;

  • Evitar exposição solar entre as 11:00 e as 17:00;

  • Utilização de protetor solar com fator igual ou superior a 30, renovado de duas em duas horas e após banhos;

  • Uso de roupa leve, larga e de cor clara, chapéu e óculos de sol com proteção UV;

  • Evitar a exposição solar de crianças com menos de seis meses, mesmo que indireta.

Céu pouco nublado e possibilidade de trovoadas no interior

O IPMA prevê para esta segunda-feira a continuação de tempo quente, com céu pouco nublado, embora com possibilidade de aguaceiros e trovoada dispersa no interior das regiões Norte e Centro, especialmente durante a tarde.

Prevê-se ainda nevoeiro matinal em alguns pontos da faixa costeira ocidental e descida gradual da temperatura máxima, sinalizando o início de um alívio da onda de calor que tem afetado o país.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 17 ºC em Aveiro e os 26 ºC em Faro, enquanto as máximas deverão variar entre os 24 ºC em Aveiro e os 43 ºC em Beja, o distrito com previsão mais elevada para hoje.