Aos 22 anos, o jovem natural de Paredes decidiu abraçar uma paixão que o próprio guarda: “desde pequeno e que continua até aos dias de hoje”. Assim, Rafael Pacheco iniciou um percurso como treinador de futebol. “Comecei a tirar os cursos e desde então nunca mais parei, meti isto na cabeça e disse a mim próprio que ia conseguir chegar ao topo”, conta o jovem paredense.
Incerto de onde possa ter ganhado este amor pelo desporto, Rafael Pacheco recorda-se de: “Ter sempre gostado de futebol, assisti sempre aos jogos e joguei sempre com os meus amigos. Só nunca joguei por uma equipa porque não foi uma possibilidade”. Apesar de ter escolhido seguir contabilidade na faculdade, o futuro jovem treinador sentiu a necessidade de “fazer mais alguma coisa”. Motivado pela paixão que nunca largou, Rafael Pacheco ingressou num curso de treinador, mais tarde começou a trabalhar com camadas jovens. Entretanto, já escreveu três livros sobre o mundo em campo, criou uma página online dedicada ao comentário de jogos e um canal de YouTube onde já entrevistou vários protagonistas do futebol.
“O meu objetivo é claramente chegar ao nível profissional o mais rapidamente possível, porque é nesse patamar onde vou aprender mais”, adianta Rafael Pacheco como justificação para todos os projetos dos quais faz parte.