logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

Boavista FC em risco de exclusão da Liga 3 deixa Marco 09 à espera de decisão da FPF

Clube encarnado poderá ser promovido ao terceiro escalão do futebol português caso o Boavista FC não reúna os requisitos para a inscrição. Veredito deverá ser conhecido na próxima semana.

Em vésperas de iniciar os trabalhos de pré-temporada, o Marco 09 ainda tem dúvidas sobre o escalão em que irá competir em 2025/2026. A equipa garantiu desportivamente a manutenção no Campeonato de Portugal, mas pode ascender à Liga 3, via administrativa, caso se confirme a exclusão do Boavista FC da prova.

A situação permanece envolta em incerteza. Apesar de ter falhado a inscrição na II Liga, o Boavista FC ainda tenta assegurar presença na Liga 3. Diversas informações contraditórias circulam nas últimas horas: por um lado, há relatos que apontam para a ausência de certidões de não dívida à Autoridade Tributária e à Segurança Social, o que inviabilizaria a inscrição; por outro, uma fonte da SAD do Boavista garante que todos os requisitos foram cumpridos.

De acordo com essa fonte oficial, foram pagos cerca de dois milhões de euros em impostos, verba que terá sido assegurada pelo acionista maioritário do clube, Gerard López.

A mesma fonte frisa que, desde que a atual estrutura da SAD assumiu funções, em maio de 2024, todas as obrigações fiscais e contributivas do mandato estão regularizadas. “Cumprimos integralmente os pressupostos exigidos para a inscrição na Liga 3”, garante a direção, acrescentando que aguarda “com serenidade a decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)”.

A deliberação cabe agora à Comissão de Licenciamento da FPF e deverá ser conhecida na próxima semana. Caso se confirme a exclusão do Boavista FC, o Marco 09 será convidado a ocupar a vaga disponível no terceiro escalão do futebol nacional, na qualidade de melhor quinto classificado da edição passada do Campeonato de Portugal.

A eventual subida do emblema marcoense terá ainda repercussões nas divisões inferiores. O AC Vila Meã, segundo classificado da Liga Pro da Associação de Futebol do Porto, será promovido ao Campeonato de Portugal. Este efeito dominó poderá provocar novos ajustes nos campeonatos distritais portuenses.