Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, iniciou a sua actividade clínica em 2003 no Centro de Saúde de Penafiel. Segundo nota, desde então, tem-se distinguido pela dedicação a uma prática médica centrada na pessoa e pelo seu envolvimento em diversas iniciativas de promoção da saúde comunitária.
Ao longo da carreira, coordenou equipas médicas e desempenhou um papel relevante na formação de novos profissionais de saúde, tendo sido directora do internato médico de Medicina Geral e Familiar. Em 2017, organizou aquele que se tornaria o maior congresso médico realizado em Penafiel, com mais de 900 participantes.
Além da atividade clínica, Celeste Marinho destaca-se pelo compromisso com a promoção de estilos de vida saudáveis, sendo mentora do projecto FintADor — uma iniciativa dedicada à melhoria da qualidade de vida de pessoas com dor crónica músculo-esquelética, através da prática de actividade física regular e da socialização.
É também ativa em diversas vertentes de voluntariado: foi médica voluntária na Associação APADIMP e dinamiza palestras sobre educação sexual, saúde mental e literacia em saúde, dirigidas a escolas e instituições da comunidade.
No plano político e cívico, Celeste Marinho foi eleita vereadora pelo PS em 2017 e é atualmente deputada municipal.
Para Paulo Araújo Correia, candidato do PS à Câmara Municipal de Penafiel, “A Dr.ª Celeste Marinho é uma mulher com um percurso profissional e humano absolutamente notável". "Une a competência técnica ao cuidado com as pessoas, a exigência ao diálogo, e a experiência política à capacidade de escutar e construir consensos. É alguém que conhece Penafiel, que está próxima da comunidade e que tem provas dadas de serviço público. A Assembleia Municipal só tem a ganhar com uma presidente com a sua preparação, visão e integridade. É, sem dúvida, a escolha certa para garantir uma liderança serena, responsável e participativa”, garantiu.