logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

GD Feira Nova conquista a Taça da Liga Fillday nas grandes penalidades

Equipa benviverense levou a melhor sobre o Maureles FC, após empate a uma bola no tempo regulamentar, numa final que teve emoção até ao último segundo.

Numa final intensa e emotiva, o GD Feira Nova ergueu pela primeira vez a Taça da Liga Fillday, prova promovida pela Liga Marcoense de Futebol Amador (LIMFA). Frente ao Maureles FC, o vencedor da final, disputada no Estádio Municipal do Marco de Canaveses, teve de ser encontrado nas grandes penalidades, depois de um empate (1-1) no tempo regulamentar.

O jogo arrancou com oportunidades repartidas, mas foi a formação ‘canarinha’ quem inaugurou o marcador, logo aos 14 minutos, com João Francisco a finalizar com êxito após um pontapé de canto. A vantagem manteve-se até ao intervalo, apesar da pressão crescente do adversário.

Na segunda parte, o GD Feira Nova assumiu o controlo da partida, criando várias ocasiões e acertando por duas vezes nos ferros da baliza contrária, repetindo o que já havia acontecido no primeiro tempo. 

A persistência só deu frutos no derradeiro lance do encontro, quando Filipe Silva converteu uma grande penalidade, nascida de um lance controverso que gerou fortes protestos da formação de Maureles.

No desempate, os benviverenses mostraram-se mais eficazes e garantiram o troféu, redimindo-se da derrota sofrida, também nas grandes penalidades, frente ao GD Manhuncelos, na final da Taça do Município do Marco de Canaveses, uma semana antes.

João Castro: “Merecemos vencer”

O treinador do GD Feira Nova, João Castro, mostrou-se satisfeito com a conquista, destacando a atitude da sua equipa.

“Fomos felizes nas grandes penalidades. Durante os 90 minutos, penso que fomos superiores. Merecemos vencer. A nossa segunda parte foi muito forte. A equipa entrou muito bem, com atitude, tivemos vários oportunidades e enviámos bolas à barra. Nas grandes penalidades, os jogadores estavam confiantes e conseguimos a vitória”, afirmou. 

Ainda assim, reconheceu que o título não salva uma época onde escaparam outros objetivos.

“Não vou negar, ficámos aquém das expetativas. Este troféu deixa-nos felizes, porque é a primeira vez que o conquistamos, mas podíamos ter conquistado mais títulos. Por exemplo, a Taça do Município esteve ao nosso alcance e deixámo-la fugir por culpa própria”, lamentou.

Ricardo Pereira: “Frustrante sofrer no último lance”

Já Ricardo Pereira, técnico do Maureles FC, não escondeu a frustração com o desfecho da partida, especialmente devido ao golo sofrido nos instantes finais.

“É sempre frustrante sofrer no último lance do jogo. Não vou dizer que o empate não se aceitava, mas não desta forma. Para estes jogos tinha que se ajuizar melhor. No lance do penálti, o árbitro marcou primeiro falta fora da área. Com a pressão mudou de ideias. Lamentou o que aconteceu”, criticou.

O GD Feira Nova arrecadou ainda dois prémios individuais: Diogo Pinto foi distinguido como melhor guarda-redes da competição, enquanto Filipe Silva foi eleito o melhor jogador da Taça da Liga Fillday.