O Metro do Porto vai retomar a circulação regular em toda a rede a partir das 06:00 desta terça-feira, 29 de abril, após o apagão elétrico que interrompeu o serviço durante o dia de hoje.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Metro do Porto confirmou que “está a trabalhar no sentido da reposição da operação em todas as linhas da sua rede, o que irá suceder progressivamente nas próximas horas”. A empresa assegura que, a partir das 06:00, a circulação nas seis linhas e mais de 70 quilómetros de extensão estará normalizada.
O apagão, que ocorreu por volta das 11:30 desta segunda-feira, afetou grande parte da Península Ibérica, provocando paragens abruptas nos transportes públicos, encerramento de aeroportos e congestionamento no trânsito das principais cidades.
De acordo com a Metro do Porto, os trabalhos de recuperação envolveram a subconcessionária Via Porto, focando-se no restabelecimento dos sistemas de energia, sinalização e apoio à exploração, garantindo todas as condições de segurança necessárias para a retoma da operação comercial.
“A retoma do serviço vai decorrer, de forma faseada e progressiva, ao longo da noite de hoje, havendo condições para garantir o normal funcionamento do Metro do Porto a partir das 6H00 desta terça-feira”, detalhou a empresa.