A ligação simbólica das luzes contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, do vereador da Cultura, Júlio Morais, e do Presidente da Junta de Freguesia de Freamunde, Arménio Ribeiro. O momento marcou o arranque da festa que decorre até 15 de julho.
Com 130 anos de história celebrados este ano, as Sebastianas regressam com o tema “Tradições”, evocando a identidade local, a portugalidade e o património cultural da cidade. Originalmente uma celebração religiosa em honra de S. Sebastião, as festas são hoje um encontro entre o sagrado e o profano, combinando religião, música, arte urbana e atividades culturais.
O município deixou um agradecimento especial à Comissão de Festas e aos muitos festeiros que trabalham durante todo o ano para tornar possível este evento único, que nas últimas edições atraiu mais de 500 mil visitantes.
Além dos concertos de artistas como Bispo, Carminho, Calema, Sam the Kid, entre muitos outros, o programa das Sebastianas inclui ainda momentos emblemáticos como a Noite de Bombos, o piromusical “à Freamunde”, a Majestosa Procissão e a Marcha Alegórica.
Com as ruas já decoradas e iluminadas, Freamunde dá, assim, as boas-vindas a mais uma edição das Sebastianas.