Segundo um estudo do Observador Cetelem Natal 2022, durante a época natalícia, e tendo em conta o contexto económico e social, mais de metade dos portugueses inquiridos afirmam que “vão participar em causas solidárias e demonstram mais vontade em ajudar o próximo”.

Fruto do inquérito foi concluído que cerca de 36% vão entregar roupa, brinquedos e alimentos a instituições ou a famílias necessitadas e 32% vão optar por comprar produtos solidários. Já 16% vão fazer doações monetárias a instituições e 14% comprar postais e cartões de Natal de instituições.

Além da vertente solidária, mais de metade dos portugueses também pretendem adotar medidas mais sustentáveis este Natal. Assim, pretendem reutilizar os enfeites das árvores (65%); reutilizar a árvore de Natal artificial (59%); levar sacos para utilizar nas suas compras (57%); comprar só o essencial (53%); e ligar a iluminação de Natal apenas quando necessário (50%).

Para além disso, 44% vão também reutilizar embrulhos de presentes, 26% optar por utilizar materiais recicláveis para os embrulhos e 16% fazer as suas peças de decoração com materiais reutilizáveis. Já 21% afirmam mesmo que vão fazer os seus próprios presentes e 16% pretendem ainda apostar em presentes ecológicos e de marcas sustentáveis e 10% comprar produtos em segunda mão. Por fim, os dados do Observador Cetelem Natal 2022 também concluiu que os mais velhos, com mais de 55 anos, são os que procuram optar por medidas mais sustentáveis.