logo-a-verdade.svg
Baião
Leitura: 5 min

Baião brinda à tradição: Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas celebra sabores e convívio

A 8.ª edição da Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas foi inaugurada na passada sexta-feira, 5 de setembro de 2025, no Centro Cívico de Santa Marinha do Zêzere, em Baião.

Redação

 A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel António Pereira, do Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, entre outros eleitos locais, acompanhados pelo grupo de bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião.

Um evento que é já uma marca da freguesia

Na sua intervenção, o Presidente da Junta de Freguesia, Manuel António Pereira, destacou a importância do certame como fator de identidade local e regional: “É com enorme satisfação que hoje damos início à 8.ª edição da Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas. Este certame, que já é uma marca da nossa freguesia, mas sobretudo também do nosso concelho e da nossa região, volta a realizar-se com muito orgulho, dedicação e trabalho”.

O autarca deixou uma palavra de agradecimento a todos os presentes e parceiros: “A vossa presença engrandece o evento, valoriza a nossa organização e aumenta a responsabilidade de fazermos sempre mais e melhor. Um agradecimento especial à Câmara Municipal pelo apoio contínuo e incondicional. Sem esse envolvimento, este evento não teria crescido até se afirmar como uma verdadeira marca”.

Referiu ainda o papel dos produtores, associações e voluntários: “A Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas tem como principal objetivo divulgar a freguesia, o concelho e a excelência dos nossos produtos. Aos produtores peço que continuem a apresentar os vossos melhores vinhos e produtos com profissionalismo e dedicação. O vosso empenho é o reflexo da imagem que transmitimos ao exterior”.

A importância do convívio e da economia local

Já o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, sublinhou o impacto social e económico do evento: "Estes eventos são muito mais do que festas. Servem para promover o convívio, mas também para dinamizar economicamente os nossos territórios”.

O autarca recordou a evolução do turismo no concelho: “Em 2015 tínhamos cerca de 37 mil dormidas nos nossos alojamentos locais e hotéis. Fechámos o ano de 2024 com 71 mil dormidas. Isso deve-se a uma estratégia de promoção territorial onde a oferta cultural e eventos como este tiveram um papel fundamental”.

Paulo Pereira destacou ainda que a presença de turistas gera impacto direto na economia local: “Os turistas são muito importantes, naturalmente, mas sobretudo porque a sua presença e o dinheiro que deixam contribuem para a qualidade de vida dos baionenses”.

Gastronomia, vinho e animação cultural

A feira apresenta um vasto programa cultural e gastronómico, com destaque para os petiscos típicos da região acompanhados pelo vinho verde da casta Avesso, característico da sub-região de Baião.

Na noite inaugural, a animação incluiu a atuação da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e, já depois da meia-noite, a música do DJ Renato C.

O programa prolonga-se ao longo do fim de semana, com atuações do Grupo de Concertinas Sons D’Ouro (7 de setembro, às 14h45), o concerto de Hélder Baptista (às 22h00) e animação noturna com o DJ Carlos Maia. As crianças têm à disposição o Playground Masterlife, que abre às 15h00 de domingo.

Além disso, a secção desportiva dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere organiza a tradicional Caminhada do Avesso, permitindo aos participantes percorrer as vinhas e conhecer de perto a casta que inspira o certame.

Festa dos sabores

A 8.ª Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas é, segundo a organização, “um desfile de sabores típicos, confecionados de acordo com os saberes tradicionais, harmonizados com pitadas de modernidade”, num ambiente de convívio que junta famílias, amigos e apreciadores da boa gastronomia.

Como resumiu Manuel António Pereira, “tenho a certeza que os visitantes encontrarão uma mesa farta, repleta dos sabores tradicionais de Baião, acompanhada pelo excelente vinho verde da casta Avesso e animada por muita música e convívio”.