logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 2 min

Marco homenageia heróis da subida à 1.ª Divisão de juniores, 50 anos depois

No intervalo do dérbi regional com o União SC Paredes, o estádio aplaudiu de pé os protagonistas de um feito histórico alcançado em 1975.

O relvado do Estádio Municipal de Marco de Canaveses foi palco de uma sentida homenagem à formação júnior do FC Marco que, a 27 de abril de 1975, garantiu a subida à 1.ª Divisão Nacional. 

O tributo decorreu no intervalo do dérbi regional entre o Marco 09 e o União SC Paredes, e contou com uma forte adesão do público, que ovacionou e aplaudiu de pé os antigos atletas e dirigentes.

Subiram ao relvado várias figuras que fizeram parte daquela campanha histórica, nomeadamente, o dirigente Armando Batista, o treinador João Monteiro, e os jogadores João 'Cartuxo', Jorge Almeida, Carlos 'Vila Meã', João Luís, Teixeira, Almir, Manuel Carlos, Teixeirinha, Toninho Monteiro e Orlando Serra.

Entre os homenageados, destacou-se Almir Nelcindo, que entrou em campo envergando a camisola utilizada há 50 anos no jogo decisivo frente ao SC Vila Real, onde um empate sem golos selou a tão desejada promoção. 

O ex-jogador agradeceu ao clube pela iniciativa, afirmando estar "emocionado" com o reencontro e sublinhou a importância de "reconhecer o legado e o passado de uma instituição com história".

Almir Nelcindo fez ainda questão de lembrar os colegas que, “por motivos de saúde ou pessoais”, não puderam marcar presença, bem como os elementos já falecidos ligados à equipa: os dirigentes Sr. Baldaia, Eduardo Moura e Armando Matos, o roupeiro Sr. Lírio, a lavadeira Inês, o colaborador Adão Frade e os jogadores Quim 'Meia Noite', Agostinho de Abragão, Nini, Mário 'Lampo' e Adrião de Favões.