logo-a-verdade.svg
Valongo
Leitura: 3 min

Rota das Padeiras: Valongo recria trajeto histórico até ao Porto em caminhada cultural

A Oficina da Regueifa e do Biscoito, em articulação com a Câmara Municipal de Valongo, tem abertas as inscrições para a atividade Rota das Padeiras – De Valongo até ao Porto.

Redação

 A iniciativa realiza-se no próximo dia 27 de setembro, entre as 08h30 e as 17h00, propondo um percurso pedestre com uma extensão de 13 quilómetros.

O trajeto foi desenhado com o propósito de recriar os caminhos historicamente percorridos pelas padeiras do concelho que se deslocavam para abastecer o Porto com pão e biscoitos. O percurso atravessará várias localidades onde a produção panificadora desempenhava um papel central na vida económica e social, permitindo a observação de antigas referências culturais associadas a esta atividade.

Gastronomia tradicional e recriação de mercado

A vertente cultural do evento inicia-se logo pela manhã, antes da partida, com a oferta de um pequeno-almoço à moda antiga a todos os presentes. Este momento gastronómico será preparado e dinamizado pela Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo. A meio da caminhada, a organização programou uma paragem de descanso no Parque de São Roque, no Porto, destinada ao almoço, sendo solicitado aos caminheiros que transportem o seu próprio farnel.

A chegada à cidade do Porto culminará no Largo Amor de Perdição, onde os participantes serão recebidos com uma recriação histórica de um mercado de venda de pão e de biscoitos. A animação e encenação deste quadro tradicional ficarão a cargo do grupo de danças e cantares da Associação de Preservação do Património Cultural Popular de Alfena (ASPRECA).

Lotação limitada e inscrições online

A participação nesta caminhada cultural destina-se a pessoas com idades a partir dos 12 anos. De forma a garantir a segurança e a qualidade da experiência ao longo do trajeto, a autarquia limitou a atividade a uma lotação máxima de 25 participantes.

O acesso ao evento é totalmente gratuito, mas exige a realização de uma marcação prévia obrigatória através de um formulário digital disponibilizado no site oficial do município de Valongo. A organização assegura ainda o regresso de todos os inscritos ao ponto de partida, no concelho de Valongo, através de uma viagem em autocarro no final da tarde.