logo-a-verdade.svg
Paredes
Leitura: 4 min

Paredes levou doce tremoceiro e concurso “O Maior da Minha Aldeia” ao stand da Rota do Românico na AGRIVAL

O município de Paredes esteve esta terça-feira, dia 26, representado no stand da Rota do Românico na AGRIVAL, em Penafiel.

Redação

A participação serviu para dar a conhecer o doce tremoceiro e divulgar o concurso “O Maior da Minha Aldeia”, iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Paredes que celebra a agricultura local através da apresentação de hortofrutícolas de grandes dimensões.

O evento, que decorre anualmente, realiza-se este ano no primeiro fim de semana de setembro, no Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa. Além da competição de produtos gigantes, o programa inclui ainda uma feira de produtos locais e atividades.

No stand foi feito o habitual brinde, que contou com a presença da diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, do vereador da Câmara Municipal de Penafiel, Adolfo Amílcar Moreno, bem como dos vereadores da autarquia paredense, Paulo Silva, Beatriz Meireles e Tânia Ribeiro.

A vereadora Beatriz Meireles destacou a importância da presença de Paredes na feira: “Já não é a primeira vez que estamos aqui neste dia. Temos estado sempre a promover o nosso território e também os nossos produtos turísticos”, afirmou.

Sobre o doce Tremoceiro, sublinhou a adesão que tem conquistado desde a sua criação: “O doce Tremoceiro teve aceitação quase imediata, desde que foi criado pelos alunos da escola EB23 de Paredes e pelo chefe e os seus alunos". "As padarias neste momento estão a comercializar e já há quem recorra às padarias, mesmo de fora do concelho, para comprarem este nosso doce”, acrescentou. 

A autarca salientou ainda que a inovação em torno do tremoço tem aberto novas possibilidades: “O próprio festival Tremoço & Companhia abriu outras possibilidades. Há quem já faça bacalhau, em vez de usar broa, com tremoço. Neste momento, também já há uma chefe interessada a desenvolver um conceito mais vegan com um hambúrguer de tremoço". "Portanto, há aqui várias possibilidades que se estão a abrir, tendo por base este conceito e esta memória de sermos conhecidos pelos tremoceiros”, frisou ainda.

Além da gastronomia e dos monumentos integrados na Rota do Românico, Paredes levou também à AGRIVAL o concurso “O Maior da Minha Aldeia”, com programação já disponível, e contou com a presença da mascote abóbora.

O Rancho do Vilarinho de Cima, de Gandra, subiu nesse dia ao Palco das Tradições, numa atuação que, para a autarca, evidencia a valorização cultural:
“Consideramos a cultura, desde a cultura mais popular a uma cultura mais erudita, para nós tudo é importante e relevante, e neste contexto ficava muito bem”, referiu, acerca da presença da coletividade no certame.

Sobre a experiência da AGRIVAL, Beatriz Meireles acrescentou: “É uma boa experiência, para já estamos num local privilegiado, aqui logo à entrada e, portanto, acabamos sempre por despertar a atenção dos presentes que provam o nosso doce e tentam perceber um pouco mais sobre Paredes.”