O reconhecimento, atribuído pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, visa destacar o assinalável e honroso contributo de António Domingos da Silva Barros, fundador da Fibromade S.A., para a comunidade paredense.
Durante a cerimónia, foram igualmente entregues as Medalhas de Ouro do Concelho de Paredes a diversas personalidades, empresas e entidades que se distinguiram nas áreas da educação, cultura, desporto, empresas e profissões.
No setor empresarial, foram homenageadas as seguintes entidades: Casa dos Frangos, Maquimagem, Castelo & Filhos, Lda., Cunha Supermercados, Oforsep, Evanyrouse, Both Wood S.A., Justa & Carneiro, Lda., Lignotec, Grupo S. Luís, Casa Coelho (Buraquinha) e Indústria de Mobiliário Boa Are de Pacheco e Silva, Lda.
Na categoria das profissões, foi distinguido o padeiro Aureliano Moreira da Silva, enquanto na carreira foi homenageado o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes, José Luís Morais.
Na área da educação, receberam a Medalha de Ouro os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Paredes, Cristelo e Lordelo, bem como a turma do Curso Técnico de Desporto da Escola Básica e Secundária de Rebordosa.
O desporto também foi reconhecido com distinções atribuídas a Martim Guedes e à equipa de futsal do Aliados FC. No campo das personalidades, foram homenageados Joaquim Barbosa (RAC – Rebordosa Atlético Clube), Céu Melo (União Sport Clube Paredes) e o Padre Pedro Silva.
Na cultura, foram distinguidos a Tuna de Rebordosa e a Associação Clube Jazz de Baltar.
A cerimónia assinalou ainda os 25 anos da geminação entre Paredes e Montereau, França. Para marcar a data, os presidentes das duas autarquias, Alexandre Almeida e James Chéron, procederam à assinatura do Juramento de Renovação do Acordo de Geminação entre os dois municípios.