logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 4 min

Feriado de 25 de Abril e fim de semana com vários encerramentos de urgências hospitalares

Três urgências hospitalares vão estar encerradas no feriado do 25 de Abril, número que sobe para seis no sábado e domingo seguintes. A maioria dos serviços afetados pertence às áreas de ginecologia e obstetrícia, segundo a informação publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Redação

De acordo com as Escalas de Urgência, atualizadas pelos hospitais, estarão encerradas na sexta-feira, 25 de abril, as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta (Almada), Hospital Amadora-Sintra e Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro).

No sábado, os encerramentos abrangem os mesmos hospitais e incluem ainda os hospitais de Vila Franca de Xira e o Hospital Distrital de Santarém, também na área de obstetrícia. No domingo, reabrem os serviços em Vila Franca de Xira e Santarém, mas encerram os do Hospital Distrital das Caldas da Rainha e do Hospital Santo André (Leiria).

Durante os três dias, o serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, funcionará de forma condicionada, atendendo apenas casos encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.

As urgências pediátricas também serão afetadas: estarão encerradas durante o fim de semana as dos hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo (Loures). No Hospital Amadora-Sintra, a urgência pediátrica funcionará com limitações nos três dias, entre as 00h00 e as 08h00 e entre as 20h00 e a meia-noite, apenas para casos internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24.

Apesar dos constrangimentos, o portal do SNS indica que cerca de 130 serviços de urgência estarão abertos em todo o país durante o fim de semana prolongado. Mais de 30 unidades de ginecologia e obstetrícia também estarão em funcionamento, embora inseridas no projeto-piloto que exige contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.

A principal razão para estes encerramentos é a falta de médicos especialistas para preencher as escalas, uma situação recorrente em períodos de férias ou fins de semana prolongados.

Face ao agravamento da situação, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) irá avançar com uma auditoria às condições de organização e funcionamento das urgências, com início na próxima segunda-feira. O foco inicial será nos hospitais Garcia de Orta (Almada) e Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), onde, segundo a CNN Portugal, uma grávida acabou por dar à luz no corredor, devido ao encerramento temporário da urgência ao exterior.

O inspetor-geral Carlos Caeiro Carapeto explicou que a auditoria pretende apurar se o planeamento de férias teve em conta os possíveis constrangimentos causados por feriados próximos de fins de semana e avaliar a articulação entre hospitais e entidades de saúde para situações de contingência.

O período em análise na auditoria será de 13 de abril a 4 de maio, abrangendo os feriados de 25 de Abril e 1 de Maio. O diretor-geral da IGAS deslocar-se-á pessoalmente aos hospitais para dar início ao processo e apoiar a identificação de soluções para a melhoria da resposta dos serviços de urgência.