logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

FC Penafiel lamenta perda de André Silva e irmão

O futebol português acordou esta quinta-feira em choque com a notícia da morte de André Filipe Teixeira da Silva, jogador do FC Penafiel, e do seu irmão, também futebolista, Diogo Jota. Ambos perderam a vida na sequência de um violento acidente de viação em Espanha, ocorrido nas últimas horas.

Redação

Natural de Gondomar, André Silva tinha 25 anos e desenvolvia uma carreira sólida no futebol profissional, alinhando nas últimas duas épocas pelo FC Penafiel. Em 2024/25, disputou 32 jogos e apontou dois golos ao serviço da formação duriense na Liga 2, sendo presença regular na equipa.

Ao longo de mais de 15 anos dedicados ao futebol, André Silva deixou marca em vários clubes. Começou o seu percurso no Gondomar SC, ainda muito jovem, passando depois pelas camadas jovens do FC Porto, onde fez grande parte da formação. Representou também a Dragon Force, Padroense, Paços de Ferreira, Famalicão, Boavista e voltou a Gondomar já como sénior, antes de chegar a Penafiel.

Destacava-se como extremo, preferencialmente no lado esquerdo, embora também actuasse na direita. Com 1,73 metros de altura, técnica apurada e espírito combativo, era um jogador versátil e determinado, muito acarinhado pelos colegas de equipa e por todos os que acompanharam o seu percurso.

O Futebol Clube de Penafiel, clube que representava desde 2023, emitiu um comunicado onde expressa "o mais profundo pesar pelo falecimento trágico" dos dois irmãos. “A perda de duas vidas tão jovens e ligadas ao mundo do futebol enche-nos de dor e consternação”, lê-se na nota oficial. O clube informou ainda que decretará luto oficial e que prestará homenagem a André Silva nos próximos compromissos desportivos.

“Neste momento tão difícil, o Futebol Clube Penafiel endereça as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que partilharam com André e Diogo momentos de vida e de paixão pelo desporto. Descansem em paz.”

A notícia da morte de André Silva e do seu irmão abalou o meio futebolístico, que recorda não só o talento de ambos, mas também a humildade e dedicação com que viveram o desporto.