logo-a-verdade.svg
Celorico de Basto
Leitura: 2 min

Contratos de internet de alta velocidade aumentam em Celorico de Basto

O concelho de Celorico de Basto registou um crescimento acentuado nos contratos de ligação à internet de alta velocidade, após a instalação de uma rede de fibra ótica que já cobre mais de 96% do território.

Redação

De acordo com dados da DSTelecom, 608 novas unidades habitacionais contrataram recentemente o serviço de fibra, num curto espaço de tempo. A expansão já permite que cerca de 11 mil famílias tenham acesso à tecnologia, estando mais de 3000 já ligadas.

A localidade de Ourilhe passou a contar, desde o início de agosto, com serviços de banda larga de última geração. O processo de expansão deverá abranger a totalidade do concelho até ao final do ano, no âmbito do concurso para a cobertura das chamadas “zonas brancas”.

As operadoras têm registado elevada procura, com sucessivos pedidos de ligação à rede, recorrendo às estruturas da DSTelecom para responder à procura.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, sublinha a relevância da expansão: “A fibra ótica, nos dias que correm, é fundamental e imprescindível, uma necessidade urgente para criar as mesmas oportunidades para toda a população. Em articulação com a DSTelecom foi possível a expansão da fibra a todas as freguesias do concelho, chegando também à comunidade de Ourilhe, que já se pode ligar à internet de alta velocidade. Está previsto até final do ano abranger a totalidade do território”, afirmou.

A fibra ótica é apontada como uma tecnologia essencial para o desenvolvimento económico e social do concelho, ao possibilitar velocidades de internet muito superiores às tradicionais. Segundo a autarquia, esta infraestrutura representa um instrumento decisivo de trabalho, lazer e competitividade digital, beneficiando tanto os residentes como os visitantes.