logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 2 min

Marco de Canaveses abre candidaturas ao Programa de Descanso do Cuidador Informal

Estão oficialmente abertas as candidaturas ao Programa de Descanso do Cuidador Informal, uma iniciativa integrada no projeto municipal “Cuidar Marcuense”, que visa promover a saúde psicológica, o bem-estar e a inclusão social dos cuidadores informais do concelho.

Redação

Este programa inovador assegura a substituição temporária do cuidador informal por um profissional com formação, permitindo que a pessoa dependente continue a receber cuidados de qualidade, enquanto o cuidador beneficia de um merecido período de descanso.

A substituição poderá ocorrer entre três a seis horas por dia, até ao limite de 48 horas por ano, de forma totalmente gratuita. Podem candidatar-se a este apoio todos os cuidadores informais que cumpram os requisitos definidos, independentemente de possuírem, ou não, o Estatuto do Cuidador Informal.

As candidaturas podem ser formalizadas através do preenchimento do formulário disponível no site do município do Marco de Canaveses, sendo possível o seu envio por e-mail, entrega presencial no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Município ou envio por correio dirigido à Câmara Municipal.

O Programa de Descanso do Cuidador Informal é desenvolvido em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, a Fundação Santo António, a Cercimarco CRL e o Centro Social S. Martinho de Soalhães.

Esta resposta foi aprovada no âmbito dos Planos de Ação Intermunicipais para a Inclusão Ativa de Grupos Vulneráveis (PAIIA), contando com um investimento total de 283.914,24 euros para um período de 48 meses, financiado pelo programa Norte 2030.

Para mais informações, os interessados podem contactar o município através do número 255 538 888 ou pelo e-mail.