logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Centro de Saúde de Penha Longa, em Marco de Canaveses, vai ser alvo de obras de requalificação

Durante a manhã desta segunda-feira, dia 14 de abril, a freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, em Marco de Canaveses, recebeu a visita da presidente do município, Cristina Vieira, para a apresentação do projeto de requalificação do Centro de Saúde de Penha Longa e Paços de Gaiolo.

Redação

“Um projeto pelo qual já esperávamos há bastante tempo”, a presidente de junta, Raquel Pereira, também marcou presença na UCSP Penha Longa onde foram revelados os detalhes sobre o futuro deste projeto.

Ao serviço de cerca de quatro mil utentes da região este equipamento, construído há cerca de 40 anos, vai ser alvo de várias intervenções com o intuito de: “Criar mais e e melhores espaços para os utentes e os utilizadores deste centro”, explicou o Engenheiro Nuno Ferreira.

A nível de arquitetura o responsável pelo projeto avança que o interior do edifício será remodelado de forma a criar um gabinete de enfermagem, uma sala de convívio/copa para os profissionais de saúde e uma nova sala de reuniões/atividades. Além disso, serão criados uns bastidores para telecomunicações e uma nova zona de vestiários e balneários para os profissionais de saúde. Mantendo a mesma estrutura de sala de atendimento, os utentes também vão poder usufruir de novas casas de banho, “completamente adaptadas para mobilidade condicionada e com um fraldário”.

Quanto à utilização do espaço, “há uma componente muito importante”, acrescenta Nuno Ferreira, “é preciso melhorar o objeto”. Novo revestimento térmico em todo o edifício e uma nova instalação elétrica mais eficiente são dois pontos “importantes” do plano de requalificação deste equipamento. 

Cristina Vieira, demonstrou o seu agrado por poder “dar esta boa nova à população” de Penha Longa, garantindo que estas obras “já há muito ambicionadas” vão ser iniciadas no período “a seguir à Páscoa”.

Realizado através de apoios PRR, este projeto representa um investimento “superior a 400 mil euros”, que vai responder à necessidade “de grandes obras neste centro de saúde, que apresenta alguns problemas estruturais”.

Complementando o trabalho que tem vido a ser feito pelo município no que toca à área da saúde, Cristina Vieira recorda que em Penha Longa também já foi atribuída uma viatura elétrica a esta  UCSP. 

Nos últimos três anos, a câmara municipal tem vindo a assumir um papel ativo na requalificação e manutenção das unidades de saúde do concelho, após ter passado a ter essa responsabilidade direta. Desde então, o investimento total nestas infraestruturas já ultrapassa 1,3 milhões de euros.

A intervenção na unidade de saúde de Penha Longa e Paços de Gaiolo, representa apenas uma das obras avançadas pelo município às quais se juntam ainda a requalificação do centro de saúde do Marco de Canaveses e a construção de um novo centro de saúde em Soalhães.  Paralelamente, têm sido feitas pequenas intervenções noutras unidades, à medida que vão sendo identificadas necessidades, quer pelas visitas da autarquia, quer pelas equipas técnicas de saúde.

O município tem ainda investido na aquisição de viaturas elétricas e no apetrechamento das unidades, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e melhor atendimento à população.

Segura de que este novo projeto “demonstra a nossa vontade em dar melhores condições de saúde aos utentes ao longo do concelho”, Cristina Vieira reforçou mais uma vez que terminadas estas intervenções: “O centro de saúde vai ficar mais bonito, mais confortável, termicamente também muito melhor, com melhores condições”