logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 4 min

Adolfo Amílcar Moreno destaca recordes de público e balanço positivo da 44.ª edição da Agrival

A 44.ª edição da Agrival terminou este domingo, 31 de agosto, com o concurso Miss Agrival e um espetáculo piromusical, e o vereador da Câmara Municipal de Penafiel e presidente da Penafiel Ativa, Adolfo Amílcar Moreno, fez o balanço de dez dias de certame.

Redação

“Tem sido uma grande Agrival, muito público mesmo, muitos visitantes, excelente ambiente, muitos negócios, porque eu falo com os expositores. Estou aqui todo o dia e todos os dias. Portanto, as expectativas que tínhamos, felizmente, foram alcançadas, apesar do tempo nos pregar aqui uma outra partida, como hoje [domingo], que está assim um bocadinho de chuva, mas mesmo assim extremamente satisfeitos com o balanço de mais esta Agrival”, afirmou.

O vereador destacou ainda os recordes de afluência, nomeadamente no concerto de sábado à noite. “Foi um grande dia. No dia anterior também tinha sido, na quinta-feira também, mas este sábado foi, sem dúvida alguma, um grande dia". "Não é fácil num dia meter tanta gente como este sábado, mas aconteceu. O concerto era bom, de um grupo que toda a gente conhece, que toda a gente adora, mas foi mais um grande dia", disse ainda.

Adolfo Amílcar Moreno garantiu que a próxima edição contará já com melhorias no recinto, devido à obra de reabilitação cuja primeira pedra foi lançada durante o certame. “A obra é grande, é muita obra, sem dúvida alguma, mas logo que termine esta Agrival, na segunda, terça-feira vai começar a obra", destacou, acrescentando: "A empresa que ganhou o concurso também é credível, é uma empresa que trabalha bem, de certeza que não nos vão deixar ficar mal". Na "próxima edição da Agrival poderá faltar um outro arranjo exterior, mas o pavilhão, que é o principal e a obra principal é dentro do pavilhão, de certeza absoluta que vai estar pronta, para termos aqui uma Agrival melhor ainda, com melhores condições para os expositores e para os visitantes”, assegurou. 

Sobre o futuro da feira, sublinhou: “A única coisa que sei dizer é que vai haver eleições autárquicas e eu não sei quem será a próxima pessoa que vai organizar a Agrival. Se for eu, o desafio que eu tenho é o mesmo. A Agrival atingiu nos últimos anos um determinado patamar, é esse o meu principal objetivo. Não é ultrapassar esse patamar, é manter a Agrival no patamar com o estatuto que tem, com a credibilidade que tem, a nível regional e a nível nacional.”

O autarca destacou também a participação dos mais jovens nos concursos do certame. “É verdade, e que bonito que é. Tivemos no concurso da Cebola Garrafal, no dia de São Bartolomeu, uma jovem de Bustelo, tivemos no concurso de Pão de Ló, na da Broa, em todos, no de Melão Casca de Carvalho, e que bom que é ver jovens também a participar em concursos. Isso é muito também reflexo da nossa Agrival (...). Quando é assim, o futuro está garantido, porque sabemos que temos jovens que gostam da feira e vão continuar a participar nela.”

No final, deixou uma mensagem de agradecimento: “Agradeço a todos os expositores, a toda a gente que nos visitou e que continuem a participar na Agrival e a gostar da Agrival, que vai merecer a pena.”